Destinação final de embalagens de defensivos agrícolas será debatida

No dia 25 de maio (quinta-feira), o público da Forest 2006, evento que acontece em Cuiabá, e considerado referência nas áreas Florestal e de Meio Ambiente, terá acesso à apresentação “Sistema de Destinação de Embalagens Vazias de Agrotóxicos”, ministrada pelo diretor-presidente do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), João Cesar Rando. A palestra faz parte da programação do 1o Seminário Estadual de Resíduos Sólidos, que ocorre simultaneamente à Forest, sob a organização do Instituto Ambiental Biosfera e realização do Governo do Estado do Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente.


No primeiro quadrimestre deste ano, o Mato Grosso foi um dos Estados que apresentou maior crescimento no volume de embalagens destinadas: foram 1.285 toneladas, contra 1.131 toneladas no mesmo período do ano passado, o que representou 13% de evolução na quantidade coletada.


O sucesso do sistema é fruto do trabalho conjunto realizado por agricultores, canais de distribuição e cooperativas, indústria e poder público com o apoio do INDEA (Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso), entidade ligada à Seder (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural) e da SEMA (Secretaria de Estado de Meio Ambiente), em parceria com a Andav (Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários) e com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (FAMATO), parceiras que multiplicam as atividades do sistema de destinação final no Estado de Mato Grosso.
Desenvolvido há quatro anos, o sistema de destinação de embalagens vazias de produtos fitossanitários é resultado do trabalho conjunto de agricultores, canais de distribuição, indústria e poder público. Nesse período, foram destinadas mais de 43 mil toneladas de embalagens, marca que levou o Brasil à liderança nessa área.


O trabalho das entidades envolvidas no sistema é demonstrar ao trabalhador rural o procedimento adequado de lavagem, armazenamento e devolução das embalagens de defensivos agrícolas, que podem ter dois destinos: reciclagem ou incineração (no caso das embalagens não-laváveis ou que passaram por processos incorretos de lavagem). No primeiro caso, 87% das embalagens devolvidas são recicladas atualmente, por oito empresas parceiras do inpEV, e servem de matéria-prima para a fabricação de 16 tipos de artefatos como conduíte, embalagem para óleo lubrificante, madeira plástica, barricas de papelão, tampas, entre outros.


Entre os meses de abril de 2005 e abril de 2006, já foram processadas 17.944 toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas no Brasil, devolvidas nas 350 unidades de recebimento localizadas em 23 estados. O instituto, uma entidade sem fins lucrativos, atende às determinações da Lei Federal 9.974/00 e possui atualmente 58 empresas e sete entidades do setor como associados.


Mais informações sobre o inPEV e o Sistema de Destinação de Embalagens Vazias estão disponíveis no site www.inpev.org.br.


A FOREST 2006 Em sua 8a edição, a Forest é realizada a cada dois anos e é considerada uma vitrine para o mundo em iniciativas para as áreas Florestal e de Meio Ambiente. O evento, realizado de 22 a 25 de maio, em Cuiabá – MT, reúne os mais renomados especialistas do setor para o aprimoramento técnico e intercâmbio científico.


Além do 1o Seminário Estadual de Resíduos Sólidos, a Forest comporta uma área de exposição aberta ao público, com os mais novos produtos e tecnologias desenvolvidas para o segmento. Segundo a organização, mais de 10.000 pessoas deverão visitar o Pavilhão de Exposição do Centro de Eventos do Pantanal, nos quatro dias do evento. O acesso é gratuito.

PARA MAIS DETALHES, ACESSE:

http://www.biosfera.org.br/newpages/forest2006/programacaoseminario.asp.

SERVIÇO

1º Seminário Estadual de Resíduos Sólidos – MT DATA: 23 a 25 de maio de 2006 (segunda a quinta-feira) HORÁRIO: das 8h30 às 18h30

LOCAL: Centro de Eventos do Pantanal – Piso das Águas – sala 1 – Cuiabá – Mato Grosso CONFERÊNCIA – Sistema de Destinação Final de Embalagens Vazias de Agrotóxicos PALESTRANTE: João Cesar Rando – Diretor-presidente do inpEV DATA: 25 de maio de 2006 (quinta-feira) HORÁRIO: das 11h45 às 12h30

LOCAL: Centro de Eventos do Pantanal – Piso das Águas – sala 1 – Cuiabá – Mato Grosso SOBRE O INPEV

O inpEV – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias – é uma entidade sem fins lucrativos que representa a indústria fabricante de defensivos agrícolas. Seu objetivo é gerenciar a responsabilidade do setor em dar a destinação final às embalagens utilizadas de seus produtos, devolvidas nas unidades de recebimento credenciadas de acordo com a Lei nº 9.974/2000 (legislação federal) e o Decreto Federal no. 4.074/2000. O instituto foi fundado em 14 de dezembro de 2001 e entrou em funcionamento em março de 2002. Atualmente, conta com 58 empresas associadas e sete entidades de classe do setor.

Fonte: Diário de Cuiaba/Economia

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.