Desespero dos baixistas? Por Fernando Souza Barros

4 de setembro de 2012 | Sem comentários Análise de Mercado Mercado

Prezados Companheiros
 
Nada como plantar notícias! Se não tenho previsão de chuva para os próximos 30 dias/1semana enfim vou eu lá falar em 1 ano. É ruim eihm! Por falar nisto aonde estará a safra brasileira de 2012 de 50/55 milhões de sacas? Estes dias o pessoal da CONAB esteve em uma região no sul de Minas Gerais fazendo levantamento da safra/2012/13 e quando foi ver a quebra era de 22% . Estupefata disse não poder colocar este número e que ia colocar 8%.Uma vergonha,ah! E que em novembro voltaria para rever e tal.


Ou seja mais uma vez o produtor terá que ficar na parede pois as informações são manipuladas. Me parece que o vencimento do custeio em 2013 ao invés de ser diluido em 4/5 parcelas como era votaram no CMN(Conselho Monetário Nacional) e será 100% em Outubro.( a verificar). A realidade é que os vendidos estão tentando descaracterizar a atual situação aonde até no conillon houve quebra! Falei hoje com uma grande produtor Capixaba de Nova Venécia e ele me alertou que a quebra vai ser de 15/20% da safra.Para concluir com conillon e tudo o Café vai subir e para quanto só o Consumidor sabe.


Até outro dia não se falava no Café.Estive em uma reunião na FIESP há 2 anos atraz e falou-se de açucar,soja,algodão etc…menos do Café como participantes relevantes do PIB agrícola.Ocorre que não conheço nenhum produto no mundo cujo Fabricante ou Produtor que posua 50% do mercado que não consiga colocar o seu preço! Só o Café Natural Brasileiro. Poderíamos ter um faturamento muito maior não fossemos dominados pelas Multinacionais que em Cartel compram o produto regulando o seu fluxo e baseado numa Bolsa (N.York) cuja cotação não é da nossa Mercadoria.Uma vergonha.
 
Abraço e até mais.


Fernando Souza Barros

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.