Deputados da Assembleia Legislativa de Minas Gerais vão a Brasília, na semana que vem, para participar de audiência pública sobre a situação atual da cafeicultura brasileira. A reunião está marcada para terça-feira (23) e será realizada conjuntamente por duas comissões da Câmara dos Deputados: de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e de Finanças e Tributação. O requerimento de visita ao Congresso Nacional foi aprovado nesta terça-feira (16/6/09) pela Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da ALMG. A autoria é dos deputados Vanderlei Jangrossi (PP), presidente da comissão, Chico Uejo (PSB) e Carlos Gomes (PT).
Jangrossi justificou a visita pela importância de Minas Gerais na cafeicultura brasileira. De acordo com ele, os produtores mineiros enfrentam dificuldades por causa dos custos elevados de produção e da queda do preço do café.
A Comissão de Política Agropecuária aprovou, também, requerimento da deputada Ana Maria Resende (PSDB) para que seja realizada audiência pública conjunta com a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável sobre a situação dos produtores rurais e assentados do Projeto Jaíba, no Norte de Minas. De acordo com a justificativa da deputada, o Jaíba é um projeto de irrigação bem-sucedido, mas faltam recursos financeiros para os produtores e assentados. Confirmaram a presença os Deputados Vanderlei Jangrossi (PP), presidente, Chico Uejo (PSB) e Carlos Gomes (PT).