Para discutir melhorias naprodutividade e na qualidade do café de Rondônia, a deputada estadual GlaucioneRodrigues (PSDC), participou na manhã de quarta-feira (22) de uma reunião nogabinete da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri).
“A cidade de Cacoal, a capital docafé, é a nossa base de atuação e todas as melhorias que pudermos trazer aosetor, para agregar valor ao produto, gerando mais renda aos produtores, sempreterão o nosso apoio”, destacou.
No encontro, o secretário estadualde Agricultura, Evandro Padovani, reforçou o compromisso em melhorar aqualidade do café produzido em Rondônia. Representantes da Emater e da AgênciaIdaron também estiveram presentes. “A Emater é fundamental nesse processo, poratuar diretamente no apoio técnico aos produtores rurais”, completou Padovani.
No encontro, o especialista em caféLucas Borghi, falou sobre os desafios do setor e acenou com a possibilidade demelhorias, com a implementação de boas práticas de produção e colheita do café.“Mudanças no processo de colheita, secagem, beneficiamento e armazenagem, jáproduziriam bons resultados na melhoria da qualidade do café rondoniense”,assegurou Borghi. Ele afirmou ainda que a China, mercado em expansão do café, teminteresse na aquisição da safra rondoniense, por apresentar preçoscompetitivos.
Segundo a deputada, “é precisoaproveitar esse bom momento para melhorar a qualidade do nosso produto, comaumento da produção”.
Produção em crescimento: Em 2013, aprodução de café em Rondônia, do tipo conilon (robusta), somou 1.556 mil sacas,representando um crescimento de 4%, em relação ao ano anterior. Rondônia é o 6ºprodutor de café no país, sendo o 2º produtor de café robusta (conilon).
Fonte: ALE ( agnocafe)