Departamento do Café do Mapa é extinto

Por Thais Fernandes


O Departamento do Café (DCAF) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) foi extinto no último dia 13 de julho, informaram ao CaféPoint fontes do setor cafeeiro. Em entrevista, o deputado federal Evair de Melo (PV/ES), secretário da Frente Parlamentar do Café, confirmou a mudança que extinguiu, ainda, a Secretaria de Produção e Agroenergia, na qual o DCAF estava situado.


O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) informou a reestruturação, com os primeiros detalhes divulgados no Diário Oficial da União desta terça-feira (14/7).


Questionado sobre a extinção do departamento, o Mapa informou ao CaféPoint que divulgará em breve as principais mudanças, possivelmente até o final desta semana. Contudo, fontes do setor já confirmaram o fim do DCAF, que era responsável pela formulação e gestão de políticas públicas para o setor cafeeiro. O departamento promovia, coordenava e avaliava os projetos, políticas e diretrizes setoriais emanadas pelo Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPC), instância máxima deliberativa da cafeicultura nacional.


De acordo com as fontes ouvidas pelo CaféPoint, o remanejamento deverá manter no Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPC) a maior parte das decisões relativas ao setor.


Debate no setor produtivo
A nova estrutura do Ministério da Agricultura deve ser debatida em reunião entre representantes do setor produtivo do café na semana que vem. O grupo que envolve a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Conselho Nacional do Café (CNC) pretende debater impactos não só políticos, mas também em termos técnicos para a cadeia do café. 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.