Degustação de cafés especiais

10 de agosto de 2007 | Sem comentários Cafeteria Consumo
Por: O Globo

Se o seu pai é do tipo mais sofisticado, uma idéia é convidá-lo a degustrar cafés especiais. Na cafeteria Nespresso, pode-se optar por provar cafés feitos a partir de 12 tipos diferentes de misturas de grão. A seleção foi batizada de “grand crus”. Além da variedade de espressos, há diversas opções especiais feitas à base de café, entre bebidas quentes e geladas.


O Liègeois é feito com o “grand cru” Roma gelado (notas amadeiradas e torradas, ideal para um espresso curto não muito forte) coberto com um concha de sorvete de baunilha e servido em copo pequeno. Entre os quentes, há o Latte Macchiato, um copo alto com leite quente e espumado, coberto com uma dose de “grand cru” Ristretto (típico café italiano. Curto, forte, encorpado, com um toque de acidez e notas frutadas, caracterizado por um sabor agradável e duradouro). Para acompanhar, nada melhor que um croissant acompnhado de manteiga e geléia.

O Latte Macchiato da Nespresso. Foto: divulgação

No Santo Grão, a estrela é o café brasileiro. O blend foi criado pelo proprietário, o neozelandês Marco Kerkmeester, e é feito com cafés selecionados de produtores da Alta Mogiana, Sul de Minas e Cerrado. Além do café brasileiro, para comparação, o Santo Grão sempre tem disponível uma ou mais marca de café importado da Jamaica, Quênia e Etiópia.


No cardápio da casa, a chef Fabiana Agostini destaca o Medalhão de Mignon com molho de mostarda, espinafre e batata sautée; o Robalo no vapor de manjericão e o magret de pato com maçã caramelizada e purê de batatas. O cardápio varia a cada três meses.


Outra opção é o Suplicy Cafés Especiais, inspirado nas coffee houses londrinas. Os cafés de origem controlada servidos na loja são produzidos por membros da Associação Brasileira de Cafés Especiais. Os grãos são torrados em uma enorme máquina à vista dos clientes, moídos e utilizados para o preparo de diferentes drinks quentes ou gelados, deixando no ar um aroma suave e agradável.


O cardápio tem 8 drinks quentes e quatro gelados à base de café. Para acompanhar, a chef Ana Soares, preparou um cardápio leve, com petiscos e pratos suaves e delicados para harmonizar com os cafés, sem tirar sua primazia. Destaque para a quiche de salmão e brócolis e o muffin de espinafre. Entre os doces, vale provar os clafoutis de framboesa com sementes de papoula, o origami de chocolate e de mandioca e o marzipan de chocolate.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.