fonte: Cepea

Declínio do café puxa a queda no setor agropecuário

1 de dezembro de 2005 | Sem comentários Comércio Mercado Interno
Por: Diário do Comércio

IPCA-15 dispara e chega a 0,78%


Rio – A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) surpreendeu e disparou para 0,78% em novembro, ante 0,56% em outubro. Pressionada pela aceleração de preços de alimentos, combustíveis e transportes, a taxa ficou acima das estimativas do mercado financeiro (0,45% a 0,68%). Mas economistas apostam que a alta na inflação é passageira e não é preocupante.


O IPCA-15, que é uma espécie de prévia do IPCA, índice referência para as metas de inflação do governo, acumula alta de 5,48% no ano e de 6,36% em 12 meses, até novembro. O indicador é calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com a mesma metodologia do IPCA, diferindo só no período de coleta: os dados são coletados do dia 15 do mês anterior ao dia 15 do mês de referência, e a coleta de dados do IPCA ocorre ao longo dos 30 dias do mês.


Segundo o IBGE, a inflação no varejo medida pelo IPCA-15 foi influenciada por elevações de preços de combustíveis como álcool (7,66%) e gasolina (1,26%). Em transportes, subiram ônibus urbanos (1,48%) e passagens aéreas (13,21%). Além disso, foram reajustados alimentos e bebidas (0,99%), principalmente carnes (5,58%). Para o economista do Ibmec e ex-diretor do Banco Central Carlos Thadeu de Freitas, essas elevações não constituem tendência. “Esse resultado reflete altas pontuais, com impacto de preços administrados, e a influência dos alimentos, que passam por um choque de oferta”, afirmou Freitas. (AE)

Mais Notícias

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.