A SIAL China 2024 aconteceu em Xangai, entre os dias 28 e 30 de maio
Atenta ao potencial do mercado asiático, a Cooabriel foi representada na SIAL China 2024, considerada a maior feira de alimentos e bebidas da Ásia. Com mais de 20 anos de tradição e reunindo grandes players mundiais, o evento aconteceu em Xangai, entre os dias 28 e 30 de maio.
Representante da cooperativa no evento, a gerente de exportação e sustentabilidade da Cooabriel, Renata Vaz, explica que a presença na feira faz parte da estratégia de desenvolvimento e abertura de novas frentes de mercado. “Anualmente o plano de desenvolvimento de mercados internacionais é discutido pela cooperativa, assim como é analisada a possibilidade de participação em eventos estratégicos”.
Vaz considera que o cenário internacional atravessa um momento de mudanças, o que tem proporcionado novas oportunidades para o conilon brasileiro. Estar neste ambiente contribui para analisar os hábitos e interesses da cadeia, tanto da indústria quanto dos consumidores finais.
“Além da oportunidade de conhecer de perto os mais importantes mercados consumidores, essas ações contribuem para mensurar o interesse do público internacional pelo café conilon, que passa por uma crescente significativa”, finaliza.
A participação da cooperativa na feira foi apoiada pelo AgroBR e ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), com o objetivo de fortalecer laços e potencializar novos negócios.
Além de a China ser reconhecida como um dos principais destinos de exportação para o Agro brasileiro, os chineses estão entre os maiores consumidores de café do mundo. Para o presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello, a participação no evento reforça o trabalho de divulgação do conilon no exterior que vem sendo desenvolvido, além de criar oportunidades para que a cooperativa firme sua presença no mercado asiático.
“O movimento favorável de exportações comprova que há um interesse crescente do mercado externo pelo café conilon. A participação em eventos internacionais é vista como uma forma de ressaltar o potencial que esse café possui, além de criar oportunidades para apresentar o trabalho desenvolvido pela cooperativa. Outro aspecto que torna esse trabalho de divulgação internacional um diferencial, é sua contribuição para desmistificar conceitos sobre a cafeicultura brasileira, que vem demonstrando práticas cada vez mais sustentáveis em sua produção”, confirma Bastianello.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber as principais notícias da Cafeicultura