24/07/2010 07:07:22 – Pioneiro – RS
Os croissants conquistaram os empresários Gustavo Susin (à direita) e Eduardo Silva. Em 2009, eles abriram uma unidade da Croasonho café em Caxias. O negócio seduziu tanto os jovens que eles resolveram comprar a franqueadora pouco tempo depois. Tudo começou com uma conversa com os idealizadores da receita, que mantêm a fábrica em Porto Alegre. Negócio feito, os fundadores detêm a propriedade da indústria e 50% da marca. Os outros 50% da marca e 100% da franqueadora estão sob a responsabilidade de Susin e Silva desde setembro de 2009. Os dois empresários fizeram a padronização do negócio e o desenvolvimento da franquia.
– Temos uma boa marca e recebemos carta branca para elaborar a padronização da franquia, a partir do perfil da loja de Caxias. Temos recebido pedidos de informações de várias regiões do país. Para os próximos meses, estaremos inaugurando unidades no Shopping Iguatemi de Caxias, em Bento Gonçalves, Santa Maria, Joinville (SC), Santa Cruz do Sul, Porto Alegre e Curitiba (PR) – lista Silva.
A expectativa, segundo os empresários, é atingir um total de 20 unidades em 2011. Para Susin, valeu a pena priorizar a Croasonho, já que tanto ele como Silva tinham outros negócios antes.
– O retorno que recebemos dos clientes e franqueados é bem positivo. Tudo o que tínhamos planejado já está se concretizando – relata franqueador.
– Conforme a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento do setor teve forte evolução de 2001 a 2009. Subiu de R$ 25 bilhões para R$ 63,1 bilhões, um salto de 152% no período.
– Em termos de quantidade de franqueadas no país, O Boticário (cosméticos e perfumaria) fica no topo, com 2.815. Na sequência vêm: Kumon (educação e treinamento), com 1.599 unidades; Colchões Ortobom (móveis, decoração e presentes), com 1.484 lojas; e o Mcdonald’s, com 1.291 lanchonetes.
– Em relação ao país, o Rio Grande do Sul abriga 4% das sedes de franqueadoras e 5% do montante de franqueadas. – O consultor Gilmar Gianni afirma que o Brasil é o terceiro país em termos de negócios ligados a franquias, só perdendo para Estados Unidos e Japão. Dados da ABF apontam para um crescimento de 56,83% no número de franqueadas de 2001 a 2009. Passou-se de 51 mil para 79.988 unidades. No que se refere às redes, a evolução é maior: no período, o Brasil ampliou de 600 para 1.643 franquias (173,83%).