21/12/2012
Mas o resultado não garantiu a alegria dos produtores do sul de MG. Há agricultor que registrou quebra de 20% na produção do grão.
Dados divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) mostram que a safra brasileira de café bateu recorde este ano. Mas esse resultado não garantiu a alegria dos produtores do sul de Minas Gerais.
As lavouras do produtor Guilherme Miranda em Três Pontas somam dois milhões de pés de café em 400 hectares. O agricultor esperava colher esse ano 15 mil sacas, mas houve uma quebra de 20% na produção.
Segundo a CONAB, o Brasil teve uma safra recorde em 2012, quando foram colhidas 50,83 milhões de sacas de café. Na comparação com 2010, que também foi ano de safra cheia, o aumento é de 6%.
“Eu considero que esses números refletem bem a realidade. Foi o terceiro e último levantamento da CONAB. A companhia já tinha essa previsão anterior”, diz Jorge Piedade Nogueira, diretor técnico da Cocatrel.
Pela alternância da cultura, 2013 será ano de safra curta. Para o produtor Eduardo Chaves, que tem uma propriedade em coqueiral, o momento é de se programar para lucrar no próximo ano.