Da redação à cafeteria, jornalistas do Zero Hora estará em um café à espera da comunidade

4 de fevereiro de 2010 | Sem comentários Cafeteria Consumo
Por: Zero Hora

04 de fevereiro de 2010 | N° 16236


CAFÉ ZH

Da redação à cafeteria

No dia 25, a equipe do ZH Moinhos estará em um café da região à espera da comunidade, um projeto inovador dos cadernos de bairrosNo dia 25 de fevereiro, a redação do ZH Moinhos estará cumprindo expediente no Café do Porto, no coração da Padre Chagas. Das 11h às 19h, os jornalistas André Mags, Sílvia Lisboa e Thais Sardá, com a companhia dos blogueiros do caderno, munidos de laptop e telefones, receberão sugestões de pauta e fotos da comunidade dentro do café.


Inédita no Estado, a iniciativa é inspirada na proposta desenvolvida pelo jornal Nase Adresa em quatro regiões da República Checa. O Nase Adresa estruturou as redações dentro de cafeterias, colocando os jornalistas em contato com o público. O projeto chamado Café ZH – que será estendido, em breve, a outros cadernos de bairros do jornal – não terá a abrangência da proposta do Leste Europeu, mas deve servir para aprofundar o vínculo com os leitores, algo essencial para o jornalismo hiperlocal, que se ocupa de temas que afetam diretamente os moradores de uma região, como o buraco de rua, o lixo não recolhido, as árvores sem poda, o vizinho ilustre que passa anônimo etc.


A meta é montar, periodicamente, uma redação improvisada dentro de cafés tradicionais dos bairros onde o ZH Moinhos circula. A iniciativa se soma a outras tantas estratégias inéditas e inovadoras dos cadernos de bairros de ZH. Desde que surgiram, há cinco anos, os suplementos se pautaram por meio do contato estreito e direto com os leitores. Um dos mais bem sucedidos projetos foi a criação de um Conselho de Blogueiros, composto por membros da comunidade que servem como interlocutores do caderno no bairro. Os integrantes do conselho não apenas avisam a redação do ZH Moinhos sobre o que é notícia na região, mas eles próprios escrevem sobre fatos e curiosidades do cotidiano em www.zerohora.com/zhmoinhos


A utilização de textos dos chamados leitores-repórteres também é uma inovação incorporada de forma definitiva pelos cadernos. Grande parte das pautas que circula semanalmente tem origem em e-mails enviados por leitores atentos e preocupados com o problema que ocorre na sua rua ou no seu bairro.


Aos jornalistas, cabe a tarefa de checar as informações, ir atrás de órgãos públicos e fontes que possam dar as explicações – e a solução – para os fatos. Embora esteja no cerne do ofício de jornalista, essa tarefa é desconhecida por muitos. No próximo dia 25, você terá a oportunidade de saber como ela funciona na prática. Anote aí: dia 25, quinta-feira, é o dia Café ZH no Café do Porto, das 11h às 19h.


Apareça!

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.