Curta o inverno em São Paulo com um café na Cristallo ou no Café Suplicy, que tem opções especiais desta tradicional bebida

5 de junho de 2006 | Sem comentários Cafeteria Consumo
Por: SÃO PAULO TURISMO - SPTURIS

BOAS OPÇÕES PARA CURTIR O INVERNO EM SÃO PAULO

A cidade de São Paulo é ideal para quem quer curtir o friozinho ou para quem gosta de aproveitar o inverno para se aquecer. São muitas opções aconchegantes, do romance à farta gastronomia paulistana, e programas para quem procura lazer, cultura ou um bom descanso.

Além dessa ampla área gastronômica e cultural, a cidade conta ainda com centenas de opções para fazer boas compras. São cerca de 70 shoppings, 240 mil lojas e mais 40 ruas de comércio especializado e feirinhas de antiguidades, como a Benedito Calixto, em Pinheiros, a Feira do Bixiga no tradicional bairro italiano, ou mesmo a feirinha do Masp, aos domingos. Para quem gosta de programas ao ar livre e quer presentes mais sofisticados, a Rua Oscar Freire, com suas lojas de grifes renomadas, é uma ótima dica. O passeio pede uma parada para um café na Cristallo ou no Café Suplicy, na Alameda Lorena, que tem opções especiais desta tradicional bebida. Também faria a diferença presentear o parceiro com os deliciosos chocolates da brasileiríssima Chocolat du Jour.

A metrópole oferece 280 salas de cinemas com filmes para todos os gostos. Cinéfilos de carteirinha, os paulistanos ou moradores da cidade nunca ficam sem opção. A capital possui desde filmes alternativos até clássicos hollywoodianos, recordes de bilheterias. Já que um bom filme pede um bom cinema, a capital está cada vez mais adepta a complexos que reúnem salas com restaurantes e lanchonetes e claro, uma supertela de cinema. É uma excelente dica para os dias frios. Para os que preferem programas ao vivo, São Paulo abriga mais de 120 teatros com espetáculos variados. Entre eles, a megaprodução Fantasma da Ópera, que está em cartaz no Teatro Abril até 25 de junho, se destaca entre muitos. Outra boa dica é a peça “Assim Com Rose”, de Mário Viana, que traz a adaptação de três contos de Mário de Andrade para o Teatro Popular do Sesi da Avenida Paulista, até 9 de julho.

E já que o frio pede pratos quentes e bons vinhos, São Paulo não deixa a desejar. O setor gastronômico conta com mais de 12.500 restaurantes e a maioria deles faz festivais especiais para a estação mais fria do ano. É o caso da Galeria dos Pães, nos Jardins, que fica aberta 24 horas e oferece um super festival de sopas com sabores exóticos todos os dias. Já no tradicional Consulado Mineiro está acontecendo a quarta edição do Festival de Sopas, liderado pelo chef Fernando Carneiro, na filial da Rua Cônego Eugenio Leite, em Pinheiros, próximo ao badalado bairro da Vila Madalena. Outra boa dica é o restaurante All Seasons, que inicia em junho o tradicional festival de fondues com diversas opções que vão desde o tradicional de queijo suíço até o de camarões crocantes, o mais pedido. O casal que pedir dois fondues ainda leva de brinde um livro do chef Christophe Besse com três receitas. E a grande novidade desse inverno fica por conta do simpático restaurante suíço no Morumbi, Era Uma Vez Um Chalezinho, que traz o inusitado fondue de chocolate com ouro (comestível).

Ainda no quesito gastronomia, a tradicional feijoada brasileira não poderia faltar. Na capital ela pode ser encontrada em diversos lugares. E já que o programa se tornou sagrado para muitas famílias, na cidade, não faltam opções. O restaurante do Bolinha oferece a autêntica e bem feita feijoada acompanhada de batida de limão. Outro programa que não pode faltar para quem está na capital é passar no Mercado Municipal para comprar queijos, salames e petit fours, além de experimentar os deliciosos sanduíches de mortadela, carne seca e o famoso pastel de bacalhau.

Junho é o mês dos namorados e nada melhor que um clima aconchegante para uma comemoração romântica. Na cidade de São Paulo, você encontra excelentes ambientes, como o Skye, restaurante instalado no hotel Unique que possui uma vista privilegiada para o Parque do Ibirapuera e região. É o caso também do The View, no Transamérica Flat, da Alameda Santos, e do Las Palmas, no Gran Meliá Mofarrej, todos nos Jardins. E do tradicional Terraço Itália, no Centro.

E já que um jantar romântico pede acompanhamento de bons vinhos, o grupo Fasano presenteou a cidade com uma henoteca situada na Rua Amauri, que foi fundada para oferecer vinhos importados diretamente das mais importantes vinícolas do mundo. As compras podem ser feitas na própria loja, pelo telefone ou pelo site (veja abaixo). O restaurante Parrilla Argentina, localizado no bairro Planalto Paulista, também abriga uma adega fantástica e oferece aos clientes a maior carta de vinhos chilenos e argentinos do País.

Mas para quem prefere sossego, a metrópole abriga por volta de 500 hotéis com áreas de lazer como saunas, piscinas, banheiras de hidromassagem e programações especiais para quem quer relaxar a dois num ambiente aconchegante. O clima de romance se instala nos charmosos Grand Hyatt e Hilton Morumbi, no Brooklin, com seus spas aquecidos. Já o L’Occitane, na Rua Bela Cintra, tem programas especiais para casais, como ofurôs. No Renaissance São Paulo, nos Jardins, além de tudo que tem direito, o hóspede pode aproveitar para relaxar pedindo, como nos outros hotéis, uma garrafa de um bom prosecco em seu quarto.

O inverno é uma ótima estação ainda para os aventureiros de plantão que gostam de fazer trilhas, já que é um período de poucas chuvas. E São Paulo tem bons lugares para essa atividade. A Área de Proteção Ambiental (APA) Capivari-Monos, no extremo Sul da cidade, abriga uma grande parcela de Mata Atlântica. É uma imensa reserva que ocupa um sexto da superfície da capital e possui duas aldeias indígenas e uma rica fauna, flora e cachoeiras. Já ao norte encontra-se a Serra da Cantareira, distribuída em núcleos (da Pedra Grande, do Engordador e das Águas Claras) e é considerada a maior floresta urbana do mundo. Locais como o Horto Florestal e o Pico do Jaraguá também têm trilhas e algumas delas contam com guias que acompanham o trajeto.

E se a garotada quiser brincar, tirando bom proveito das férias de julho, e a temperatura estiver baixa nos mais de 40 parques naturais da cidade, a solução pode estar em um parque temático ou de diversões dentro dos muitos shoppings da capital paulista. Entre eles, destaque, por exemplo, para o Parque da Xuxa, o único que leva a marca da apresentadora, no SP Market, na zona sul da cidade, o Parque da Mônica, no Shopping Eldorado, nos Jardins, e a Playland do Shopping Marketplace, no Brooklin, que tem até montanha-russa para os pequenos. Mas se o sol estiver bonito e a garotada curtir um friozinho, o Hopi Hari, parque temático com montanha russa super veloz, elevador que despenca, rafting e roda-gigante de onde se avista todo o parque, fica a apenas 40 minutos de carro da capital.


Sobre a São Paulo Turismo (SPTURIS)

A São Paulo Turismo (SPTuris) é o órgão municipal responsável pela promoção turística e de eventos da Cidade de São Paulo. Ex-Anhembi Turismo e Eventos, é presidida por Caio Luiz de Carvalho, que atua há mais de 25 anos na atividade turística, tendo sido Ministro do Esporte e Turismo e presidente da Embratur por mais de dez anos. A SPTuris, empresa de capital misto com 77% das ações pertencentes à Prefeitura, é responsável ainda pela administração do Parque Anhembi e do Autódromo de Interlagos.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.