Curso no ES aborda os benefícios da poda e desbrota para o conilon

Para atender à demanda da Comunidade Bananal, em Jerônimo Monteiro, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) vai reunir 16 agricultores para curso sobre poda e desbrota do café Conilon, nos próximos dias 4 e 5 de agosto 2011.  


A iniciativa é uma parceria com o Sindicato Rural e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-ES).


O grupo terá aulas teóricas e atividades práticas na Fazenda Santa Terezinha, da produtora Daniela Caetano, na mesma comunidade. Os encontros serão realizados das 8 às 17 horas e ministrados por um técnico do Senar.


De acordo com o extensionista do Incaper, Luiz Henrique Lima Caiado, serão abordados temas como os tipos mais indicados de poda para as lavouras da região, além da necessidade e vantagens dessa técnica. “O processo de poda e desbrota resulta em ganhos significativos na produtividade, já que elimina os galhos improdutivos, que roubam o adubo da planta e influenciam negativamente no seu desenvolvimento. A técnica, inclusive, também facilita o manejo da lavoura”, diz.


Ele explica a diferença entre as técnicas. “Na poda, elimina-se os galhos velhos, já na desbrota, o agricultor retira as brotações indesejáveis, consideradas excessos. Ambas são responsáveis por revigorar as lavouras”. Luiz Henrique destaca, ainda, que frequentemente são promovidos encontros na mesma comunidade para demonstração de método de poda e desbrota. São cursos rápidos, específicos e para grupos com um grupo bastante reduzido de participantes.


Ao notar que era possível abranger o conteúdo e que, além disso, era um desejo dos agricultores de Bananal, desta vez, o curso terá dois dias e vai envolver conceitos mais amplos, como estudos sobre a parte fisiológica do cafeeiro. O extensionista antecipa que se a participação dos inscritos para o treinamento desta semana for satisfatória, novas edições do curso serão realizadas ainda este ano.


Das 700 propriedades de Jerônimo Monteiro – todas de pequenos produtores –, 95% cultivam café conilon. A previsão de colheita para esta safra é de 50 mil sacas, o que mantém a cafeicultura como a principal atividade econômica do município. Mais informações sobre podem ser obtidas pelo telefone do Escritório Local do Incaper em Jerônimo Monteiro: (28) 3558-1131.


 


 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.