Dia 26 de Abril de 2013 – Franca, SP
OBJETIVO
O curso dá ênfase na preparação de profissionais na gestão comercial no mercado de café. Difunde técnicas e aperfeiçoa práticas de comercialização. Tem por objetivo o desenvolvimento de habilidades gerenciais e analíticas que se traduzem em boas práticas de negociação.
Difundir conceitos que permitam aos agentes do agronegócio, em particular os ligados ao café, desenvolver estratégias, utilizando-se de técnicas que permitam a ligação entre mercado físico, futuro e opções. Permitir uma melhor avaliação da relação risco- retorno, ferramenta fundamental para uma melhor estruturação de carteira de posições nos mercados. Destina-se principalmente aos profissionais ligados ao agronegócio café, mas também atende aos investidores autônomos, que procuram no segmento oportunidade de investimento financeiro.
Consultor: Gil Carlos Barabach
Economista, Mestre em Economia do Desenvolvimento FACE-PUCRS. Especialização em Agribusiness e Gestão Agroindustrial. Atua há mais de 14 anos em análise agroeconômica e gestão de risco no mercado de commodities. Faz parte da divisão de consultores do Grupo Safras, com palestras, seminários e consultorias realizados em todo o país e na Europa.
PROGRAMAÇÃO
08h30min – MERCADO E OS CICLOS DE PREÇOS
– Características do mercado agropecuário
– A formação de preço no mercado de café
– Ciclos de Preços: Tendência, Bienualidade e Sazonalidade
– Identificação de períodos – favoráveis e desfavoráveis 10h30min – Coffee Break
10h45min – OPERAÇÕES NO MERCADO A TERMO E FUTURO
– Cédula do Produto Rural (CPR)
– Negociação com fixação futura
– Operação de troca por insumos (barter)
– Operação de Hedge com Futuros
12h30min – Almoço Livre
14h00min – OPERAÇÕES DE HEDING AVANÇADAS COM DERIVATIVOS
– Operação Ex-pit
– Compra e Venda de Opções sobre o Mercado Futuro
– Troca de Físico por Futuro (com e sem proteção)
– Estratégias comerciais envolvendo mais de um instrumento
15h30min – Coffee Break
15h45min – GESTÃO DE RISCO DE PREÇO
– Identificando perfil de risco
– Teoria de Carteiras aplicada a Commodities
– Modelos de Gerenciamento de Risco
– Razão versus Paixão
17h30min – TENDÊNCIAS DE MERCADO APLICADA A UMA VISÃO ESTRATÉGICA