Curso de Classificação e Degustação de Café forma 36ª turma

Por: 02/08/2007 12:08:05 - ACS - Associação Comercial de Santos

A Associação Comercial de Santos realizou no dia 26 de julho, em seu auditório, a formatura do 36º Curso de Classificação e Degustação de café. A turma contou com a presença de dez japoneses, dois espanhóis, um americano, um mineiro e um santista.



“Trata-se de um curso que é referência no Brasil e no exterior. Essa turma, com tantos estrangeiros, é prova disso”, afirmou o presidente da Associação Comercial de Santos José Moreira da Silva.



Um dos formandos foi o espanhol David Vila Parra, diretor de qualidade de uma empresa de torrefação de café, em Valencia. “Para se conhecer o café brasileiro é preciso vir ao Brasil e este curso é muito famoso entre os europeus que trabalham com café”, explicou.



A japonesa Yuri Okuyama trabalha em uma rede de cafeterias. A empresa envia todo ano pelo menos dois funcionários para realizarem o curso da Associação Comercial. “O objetivo é aperfeiçoarmos o nosso conhecimento sobre o produto”.



Criado em 1989, o Curso de Classificação e Degustação de café da ACS tem como objetivos principais formar profissionais capazes de identificar as diferentes características do café, atender às exigências do mercado e criar oportunidades de negócio. Até o momento, mais de 600 alunos foram habilitados técnicos.



Além de atrair alunos de várias partes do Brasil, o curso da ACS é reconhecido também pelos principais países consumidores. Cerca de 40% dos classificadores certificados pela Associação são estrangeiros. A próxima edição acontece em setembro, de 03 a 27, e contará também com grande número de japoneses.



Os alunos passam por aprendizagem teórica e prática sobre a história do café, produção, armazenagem, aspectos econômicos nacionais e internacionais, legislação, tecnologia, fiscalização, identificação de grãos, prova de bebida e desenvolvimento de blends. Ao final, os alunos com freqüência mínima de 80% e com bom desempenho nas aulas de aproveitamento recebem certificado e carteira de classificador.



O curso também realiza atividades extraclasse como visitas a um armazém geral, terminal de contêineres e uma fazenda. “Com isso, proporcionamos aos alunos acompanhamento de todo o processo feito pelo café, desde a sua produção até a exportação”, disse o coordenador da Câmara Setorial dos Exportadores de café, Nilton da Silva Pinto. Nesta edição, a fazenda conhecida foi a Cambuhy, localizada na cidade de Matão, interior de São Paulo.



As aulas acontecem de segunda a sexta, das 8 às 10 horas. Para participar é necessário ter no mínimo 18 anos de idade, cópia do diploma ou certificado de conclusão do 1º Grau ou equivalente, atestado de sanidade bucal emitido por profissional habilitado e cópia da cédula de identidade ou passaporte.



Além de setembro, o Curso de Classificação e Degustação de café da ACS ainda terá mais uma edição este ano, de 05 a 29 de novembro. Os preços de matrícula são de R$500 para associados e R$1.500 para não associados. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3212-8200/ramal 208, com Paulo Bruno. 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.