04/04/2013
Conhecer as características físicas dos grãos de café e os defeitos que devem ser identificados pelo classificador. Esse foi o objetivo do curso de Degustação e Classificação de Café realizado
pelo SENAR MINAS para produtores do município de Cambuquira
O treinamento foi ministrado pelo instrutor Elício Aparecido de Oliveira, que mostrou aos participantes os processos que acorrem com o café, desde a formação dos frutos, colheita, manejo, secagem no terreiro e secador, até beneficiamento e armazenamento; e os possíveis problemas que podem afetar a qualidade do produto. Ele também apresentou aos alunos os métodos oficiais de classificação e degustação de café.
As aulas práticas e teóricas acorreram na sede do Sindicato dos Produtores Rurais. Segundo Elício, foram levantados ainda todos os tipos de mercado: para o café de alta e de baixa qualidade. Ele mostrou também a depreciação no valor do produto, que pode ocorrer devido à má condução no manejo ou armazenamento. Para o instrutor, todos os cafeicultores deveriam participar do curso. “Saber reconhecer o valor e o potencial na qualidade e identificar o que pode ser considerado problema num lote de café ainda é desconhecido por alguns produtores”.
Os conhecimentos adquiridos no curso podem refletir na rentabilidade da atividade. Mariana Santos Massafera, filha de cafeicultores, disse que a partir de agora saberá distinguir o café bom do ruim. Proprietária do Sítio da Serra, a intenção da família é investir na produção de cafés especiais. ”O treinamento veio na hora certa.”