Cup of Excellence
Começa segunda-feira (2/11) a etapa do Júri Nacional do 10º Concurso de Qualidade Cafés do Brasil – Cup of Excellence. Reunidos na sala de provas do CEC – Centro de Excelência do Café do Sul de Minas, em Machado, 16 jurados avaliarão até sexta-feira (6) as amostras e selecionarão as que passarão, na semana seguinte, pelo crivo do Júri Internacional.
O Estado com maior número de lotes pré-aprovados para a fase Nacional é Minas Gerais, com 68% do total, sendo 55% da região do Sul de Minas, 7%, das Matas de Minas, e 6% da região do Cerrado. Dos demais concorrentes, quase 14% dos lotes são da Bahia; outros 8% são do Espírito Santo e cerca de 10%, de São Paulo. A relação dos produtores que tiveram seus lotes classificados está, em ordem alfabética, no site www.bsca.com.br.
Promovido pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, na sigla em inglês) e pela ACE – Alliance for Coffee Excellence, o concurso tem como juiz principal Erwin Mierisch, diretor da ACE, e coordenação do classificador Sílvio Leite, da Agricafé, empresa responsável pela parte técnica do certame. Nesta edição, o evento conta com a parceria da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil e tem como coordenadora geral Vanusia Nogueira, diretora executiva da BSCA. A auditoria de todas as etapas está a cargo da BCS ÖKo-Garantie-Brasil.
O Júri Nacional é integrado pelos seguintes profissionais: Calixto Jorge Peliciari, Clovis Venâncio de Jesus, Fabio Martins Ruellas, Javier Faus Neto, José Alexandre Lordi Ferraz, José Eli Ferrari, Marcio Cesar Silveira, João Clóvis Pereira Junior, Mateus Rodrigues Prado, Paulo Cesar Junqueira Jr., Rosselini Paulo Rodrigues, Samuel de Andrade, Sebastião Ronaldo Pereira, Silas Carlos da Silva, Thiago Cândido de O. Costa e Wellington Carlos Pereira.
Projeto Comprador
Além da realização do concurso, a Apex-Brasil em parceria com a BSCA está realizando, paralelamente, um Projeto Comprador. Profissionais de torrefações e de lojas de café de vários países estarão no Brasil visitando fazendas de diversas regiões, inclusive as campeãs. Eles acompanharão na semana de 9 a 13 de novembro, no CEC – Sul de Minas, a etapa do Júri Internacional, integrado por 27 juízes de 14 países, e participarão da cerimônia de divulgação dos lotes vencedores, no dia 13, também em Machado. Esses raros cafés especiais serão leiloados via internet, dia 19 de janeiro, no Cup of Excellence.
Esse ano há uma novidade para os lotes que, apesar de terem ido para a fase internacional, não conseguiram pontuação para ir a leilão: eles poderão ser comercializados, pelos respectivos produtores, na Rodada de Negócios marcada para os dias 14 e 15 de novembro. Participarão compradores estrangeiros e também brasileiros.