26/09/2005 – A Cultura de beber café pode estar a caminho da Rússia como café em pó de freshly começa a comer rapidamente no domínio de mercado de variedades imediatas, diz um novo relatório.
O valor do mercado de café fresco da Rússia cresceu 10% ano passado, apoiado pelo estrondo no país dos foodservice vem “germinando cultura de café”, diz um relatório do Euromonitor. O relatório ainda mostra o café instantâneo responde por 90% do mercado em termos de valor, com crescimento das vendas em 13% para $2bn em 2004.
Neste contexto, o mercado de café fresco está engatinhado. Mas, dá sinais prometendo: as vendas de cafés cresceu em 2004 oito por cento ( 8%) com a distribuição dos foodservice, acima dos cinco por cento (5%) em 2003, o Euromonitor prevê que o café fresco crescerá 36% em volume e 41% em valor até 2009.
Um obstáculo para crescimento pode ser que o domínio do café instantâneo conduz ao invés a consumidores de alto poder aquisitivo e que procuram produtos com maior valor agregado.
O relatório também diz que muito poucas casas russas têm máquinas de café de filtro, algo que provavelmente impeça a elevação do consumo de café fresco com proeminência.
Ainda, as previsões do Euromonitor e que “a influência ocidental crescente no mercado russo a níveis ascendentes com renda disponível significa que os consumidores estão se dando conta mais de café fresco, e é provável para poder dispor máquinas de café de filtro no futuro.”
O relatório vem só algumas semanas depois que o ícone Americano de cafeteria a Starbucks mostrou interesse renovado pela Rússia.
A cadeia tem buscado acordo com potenciais sócios na Rússia, inclusive o Arcady Novikov e Arpikom restaurants, durante os últimos meses, de acordo com relatos na imprensa russa.
Evidência, não obstante, sugere levará algum tempo para construir uma cultura de cafeterias na Rússia semelhante o que se vê no REINO UNIDO e nos EUA. A Rússia ainda só tem 1.000 cafeterias, menos de uma por 100.000 pessoas, de acordo com Restcon.
Volume de vendas de café fresco per capita na Rússia e de 100g, comparado a 200g no REINO UNIDO e 2,900g na França.
Fonte: http://www.cee-foodindustry.com/news/ng.asp?n=62777-starbucks-coffee-disposable-income
Traduzido pela equipe News Cafeicultura