Cuidados no pós-colheita do café
Embrapa
Esta edição do Dia de Campo na TV vai ao ar no dia 19 de outubro pelo Canal Rural (Net/Sky) a partir das 9h. E no dia 21 de outubro, às 7h, pela NBR (TV do Governo Federal, captada por cabo ou por parabólica), com reprises aos domingos, às 17h, terça-feira, às 11h30, quinta-feira, às 15h, e sábado, às 7h.
O café é um dos produtos cujo valor cresce com o nível de qualidade. Quanto melhores a aparência, a sanidade e a qualidade da bebida, maiores serão os preços pagos pelo produto. Conseguir uma infraestrutura mínima para produção de café com qualidade pode ser uma realidade para o cafeicultor familiar e para pequenas propriedades cafeeiras. Adotando técnicas e aparelhos de baixo custo, alguns podem até ser produzidos pelo próprio agricultor e aplicar no campo sequências produtivas que resultem numa produção de café com qualidade para a cafeicultura.
Os processamentos dos frutos, a secagem e o armazenamento são fundamentais para a manutenção da qualidade do produto após a colheita. Nessa fase, a escolha correta da infraestrutura é fundamental para atender à fase final da produção, oferecendo cafés com qualidade. As tecnologias de pós-colheita evitam a degradação do solo, reduzem as fontes de contaminação, valorizam a mão de obra e atendem às exigências socioambientais. Contribuem, também, para o gerenciamento das operações posteriores como transporte, separação e beneficiamento.
No Brasil a colheita do café é geralmente feita de uma só vez, derriçando-se todos os frutos produzidos pela planta. Quando a derriça é feita na peneira, além dos grãos, são recolhidos também folhas e ramos. Na derriça feita no chão, torrões e pedras são recolhidos junto com os frutos. A retirada das impurezas e a formação de lotes de café com potencial de originar bebida de melhor qualidade são feitas na pós-colheita.
Para dar suporte à produção de café com qualidade, a Embrapa Café, a Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais), o Incaper (Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural) e a UFV (Universidade Federal de Viçosa), instituições participantes do Consórcio Pesquisa Café, desenvolveram tecnologias de pós-colheita que podem ser adotadas pelos produtores familiares. São máquinas para abanação e lavagem, estruturas para reúso da água no processamento para secagem do café, fundamentais para a manutenção da qualidade do produto após a colheita, além da condução correta da lavoura.
O Dia de Campo na TV sobre Cuidados na pós-colheita do café foi produzido pela Embrapa Café e pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Outras emissoras que transmitem o DCTV
TV Educativa de São Carlos – SP (canal 48) – quinta-feira, às 18h
TV Sete Lagoas – MG (canal 13) – quinta-feira, às 20h e sábado, às 11h
TV Itararé Campina Grande – PB – sábado, às 8h
TV Rio Preto Unaí – MG – sábado, às 10h e domingo às 13h
TV Agromix Campo Grande – MS – www.agromix.tv
TV Coop Fecoagro – SC – www.fecoagro.coop.br
Saiba mais sobre a programação no site
http://www.embrapa.br/diacampo e confira as reportagens na Videoteca Embrapa http://www.youtube.com/user/VideotecaEmbrapa
A Embrapa Informação Tecnológica também comercializa os DVDs com o programa completo pela Livraria Embrapa, http://www.embrapa.br/liv.
Mais informações Embrapa Café
Embrapa Informação Tecnológica
http://www.embrapa.br/diacampo
E-mail: maria-luiza.brochado@embrapa.br