Odair Cunha (PT-MG) foi um dos doze deputados federais a participar da Marcha pelo Café, no dia 16 de março, em Varginha, MG. Do mesmo partido do governo federal, o deputado esteve presente como aliado e representante da região sul mineira, pois sabe que os problemas que acometem a cafeicultura brasileira refletem em sua região de nascimento e, portanto, isso é motivo de preocupação para o político.
A Marcha pelo Café foi um evento apartidário, isto é, contou com a presença de políticos de vários partidos. O objetivo é justamente a defesa de um diálogo com os governos, estadual e federal, e obter de forma tranquila a solução dos problemas da cafeicultura.
Odair Cunha defende esse diálogo. “Faço um balanço positivo da Marcha pelo Café que aconteceu em Varginha. A mobilização mostrou a importância do café para Minas e para o país. E apesar do Governo Federal já ter feito muito pelo setor cafeeiro, é importante lembrar que deve existir uma política para cada situação. Se a situação atual é de crise, temos que ter uma política emergencial. Sou a favor do trabalhador, da manutenção e da geração de novos postos de trabalho”.
Assim como todos os outros políticos presentes na Marcha pelo Café (deputados federais e estaduais, prefeitos, presidentes de câmaras e vereadores), Odair Cunha entende que essa é uma causa em defesa de um produto de grande importância histórica, econômica e social para o Brasil.