Na noite da última quinta-feira, 14 de outubro, foi criada na sede do Projeto do Assentamento São Pedro, em Esmeril, a Associação de Pequenos Produtores do Cerrado (APPC).
Criada para apoiar o pequeno produtor na comercialização de sua produção, na modalidade de Comércio Nacional e Internacional que busca o estabelecimento de preços justos, para melhorar os padrões econômicos e sociais, visando o equilibrio ambiental nas cadeias produtivas.
A Associação Fair Trade tem como objetivo inicial apoiar o comércio de café dos associados para empresas como torrefadores e cafeterias de todo o mundo, que procuram comprá-lo de pequenos produtores de países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento. Para a comercialização exige-se que o produtor tenha sustentabilidade econômica, social e ambiental, que é o foco principal da certificadora.
Como membro da Associação o pequeno produtor poderá receber um melhor preço pelo seu produto, além disso, após a safra, de acordo com o total de café comercializado, as empresas compradoras premiarão a Associação, através de um estimulo financeiro que deverá ser, prioritariamente, revertido para a melhoria das condições sociais da comunidade.