Crescimento de ataques de nematóides às lavouras gera interesse de estudo

Os ataques de nematóides às lavouras, especialmente em culturas como soja, algodão, cana-de-açúcar, batata e café tem chamado cada vez mais a atenção de especialistas, uma vez que a presença desses vermes nas plantações representa queda de produtividade e, consequentemente, prejuízos aos agricultores.


Para lidar com o problema é preciso qualificação e orientação técnica. Justamente por isso, a Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), realiza entre os dias 26 e 30 de setembro, em Uberaba, o I Curso de Nematologia Agrícola. “O curso é uma reivindicação dos alunos e está sendo realizado por entendermos que a nematologia é uma área de atuação em amplo crescimento para o Engenheiro Agronômo. As culturas estão cada vez mais sofrendo prejuízos pelo ataque de nematóides”, afirma o coordenador do curso de Agronomia da FAZU, Sérgio Calzavara.


De acordo com o professor, até pouco tempo, a nematologia foi negligenciada pelas instituições de ensino. “Este assunto não era se quer lembrado ou quando incluído no curso, fazia parte de outra disciplina como a Fitopatologia. Atualmente, muitas faculdades e universidades trazem em sua grade curricular a disciplina de nematologia. Esta “inclusão” se deu pela necessidade de formar profissionais nesta área para atender a demanda existente”, esclarece Calzavara.


Entre os temas que serão apresentados no curso estão história, morfologia e fisiologia dos nematóides, metodologia de coleta e extração de nematóides de solo e raiz (teórica e prática), nematóides nas culturas do milho, soja, cana-de-açúcar e café.


 


 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.