23/04/2008
No primeiro trimestre de 2008, o Brasil exportou 1.706 toneladas de café torrado em grão e de café torrado e moído, um volume 145,64% maior que o registrado em igual período de 2007, que ficou em 694 toneladas. Este resultado, divulgado no último dia 10 pelo Departamento do café do Ministério da Agricultura, foi comemorado pela ABIC – Associação Brasileira da Indústria de café. “Esse super-salto comercial mostra que as empresas estão indo muito bem neste começo de ano”, avalia o presidente da entidade, Guivan Bueno.
É importante ressaltar que a promoção do produto brasileiro em feiras e eventos internacionais, em ações que contam com o apoio do Ministério da Agricultura e do Projeto de Estímulo às Exportações da APEX-Brasil, tem sido fundamental para esse avanço.
O Brasil exporta regularmente cafés industrializados (torrado em grão e torrado e moído) desde 2002, tendo as vendas crescido gradativamente, saltando de US$ 4 milhões em 2002 a US$ 26,6 milhões em 2007.
De janeiro a março/2008, as vendas atingiram o valor de US$ 9.293 milhões, o triplo do registrado em igual período de 2007, de R$ 3.025 milhões. O preço médio passou de US$ 4,36 o quilo para US$ 5,45, “o que mostra que as indústrias continuam agregando muito valor e tendo sucesso na exportação de cafés de melhor qualidade”, analisa Nathan Herszkowicz, diretor-executivo da ABIC.
Somente as empresas participantes do PSI – Projeto Setorial Integrado realizado em convênio entre a Apex-Brasil e a ABIC, representaram 72% das exportações desse primeiro trimestre de 2008. “No mesmo período de 2007, éramos 24%”, informa Christian Santiago e Silva, coordenador do programa. “Em volume de café exportado, as empresas que participam das ações promocionais do PSI cresceram 146%. Considerando-se todas as empresas, o crescimento foi de 207%”, conclui.
No primeiro trimestre de 2008, o Brasil exportou 1.706.402 quilos de café torrado em grão e de café torrado e moído, um volume 145,64% maior que o registrado em igual período de 2007, que ficou em 694.666 quilos. Este resultado, divulgado dia 10 de abril pelo Departamento do Café, do Ministério da Agricultura, foi comemorado pela ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café. “Esse supersalto comercial mostra que as empresas estão indo muito bem neste começo de ano”, avalia o presidente da entidade, Guivan Bueno.
Fundamental para esse avanço tem sido a promoção do produto brasileiro em feiras e eventos internacionais, em ações que contam com o apoio do Ministério da Agricultura e do Projeto de Estímulo às Exportações da APEX-Brasil. O Brasil exporta regularmente cafés industrializados (torrado em grão e torrado e moído) desde 2002. As vendas, que começaram em US$ 4 milhões, vêm crescendo gradativamente e chegaram, em 2007, ao valor de US$ 26,6 milhões.
Vendas triplicadas
De janeiro a março/2008, as vendas atingiram o valor de US$ 9.293 milhões, o triplo do registrado em igual período de 2007, de R$ 3.025 milhões. O preço médio passou de US$ 4,36 o quilo para US$ 5,45, “o que mostra que as indústrias continuam agregando muito valor e tendo sucesso na exportação de cafés de melhor qualidade”, analisa Nathan Herszkowicz, diretor-executivo da ABIC.
Somente as empresas participantes do PSI – Projeto Setorial Integrado realizado em convênio entre a Apex-Brasil e a ABIC, representaram 72% das exportações desse primeiro trimestre de 2008. “No mesmo período de 2007, éramos 24%”, informa Christian Santiago e Silva, coordenador do programa. “Em volume de café exportado, as empresas que participam das ações promocionais do PSI cresceram 146%. Considerando-se todas as empresas, o crescimento foi de 207%”, conclui.