CaféPoint – Fatores como o maior poder aquisitivo, paladares com mais interesse por novos sabores e a entrada de importantes cafeterias como Starbucks têm transformado o Chile em um importante mercado consumidor de café gourmet e em grão; esse último, quase se duplicou nos últimos dois anos.
Agora, existe uma tendência a degustar e esperar uma melhor qualidade e aroma do café gourmet. Além disso, entre os níveis socioeconômicos médio-alto e, inclusive, nível médio, deverão trocar o café instantâneo pela opção no grão. Essa cultura se instalou rapidamente graças à entrada de cafeterias italianas, colombianas e inglesas que promovem a degustação com a atuação de baristas especializados.
Oitenta e cinco por cento do consumo de café no Chile é de café instantâneo, mas a porcentagem restante é dirigida a setores com mais poder aquisitivo. As importações chilenas de café sem torrar provêm principalmente de Brasil, Peru e Vietnã, as quais servem como matéria-prima para as marcas de café instantâneo como Nescafé e Cafegold. Por outro lado, as importações de café torrado provêm principalmente de Itália, Colômbia e Estados Unidos.
A reportagem é do PROECUADOR / Tradução por Juliana Santin