Crédito liberado para o café de Rondônia

17 de outubro de 2007 | Sem comentários Comércio Mercado Interno
Por: 17/10/2007 06:10:16 - Folha de Rondônia

Todos os municípios de Rondônia voltaram a ser considerados pelo Ministério da Agricultura (Mapa) como áreas aptas para plantio de café sem irrigação. Com isso, o Basa e o Banco do Brasil já estão autorizados a financiar o custeio da safra 2007/2008.

Segundo o superintendente regional do BB, Fernando Pelisser, a partir da próxima segunda-feira as agências da capital e do interior já estarão de posse das orientações sobre como proceder ao financiamento da colheita, incluindo a contratação de mão-de-obra, a construção de terreirões, a aquisição de sacaria e o pagamento de fretes.

As operações estavam suspensas desde o início do ano, por força da portaria 248/06, de dezembro de 2006, que condicionou os financiamentos ao plantio irrigado, exigência que inviabiliza a atividade para a maioria dos pequenos produtores.

A mudança no marco regulatório federal levou à suspensão das linhas de financiamento para a safra de café deste ano e provocou forte mobilização do setor, capitaneada pela Secretaria de Estado da Agricultura, Produção e do Desenvolvimento Econômico e Social (Seapes), que montou uma comissão de órgãos técnicos do governo exclusiva para tratar deste assunto.

Foram realizadas diversas rodadas de negociação desde maio, tanto em Rondônia como em Brasília, para reverter esta decisão, que baseou-se em dados inconsistentes com nossa atual realidade climatológica e que também desconsiderou os índices de produtividade registrados em nossas lavouras, afirma o chefe de gabinete da Seapes, Evaldo Lima.
 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.