As operações em N.Y. voltaram a registrar valorização nesta terça-feira, a posição setembro oscilou entre a mínima de -0,10 pontos e máxima de +4,05 fechando com +3,70 pts.
O dólar comercial fechou em alta de 1,60, cotado a R$ 3,4980. A alta foi influenciada pela notícia de que a China promoveu forte desvalorização da sua moeda, o yuan. A China desvalorizou sua moeda em quase 2%. Números fracos sobre a economia e a queda da Bolsa do país têm gerado preocupação com o crescimento chinês, e o yuan mais fraco pode servir de estímulo à atividade, incentivando exportações. A notícia não foi boa para os países que exportam para a China, pois seus produtos ficariam mais caros no país asiático, tornando a venda mais difícil. No Brasil, uma maior alta do dólar foi limitada por um alívio no cenário político. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou na véspera que a discussão sobre eventual processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff não é prioridade do Congresso Nacional e que priorizar este assunto é o mesmo que colocar fogo no país. Segundo operadores disseram a agência de notícias Reuters, o apoio de Renan ao governo pode atenuar os atritos entre o Executivo e o Legislativo.
Inédito no Brasil, o simpósio Re:Verb, realizado pela World Coffee Events (WCE), da SCAA e SCAE, acontece no dia 26 de setembro, durante a Semana Internacional do Café, no Expominas, em Belo Horizonte. Com palestrantes internacionais de ponta, o evento teve uma edição este ano em Gotemburgo, na Suécia, durante o evento da SCAE. Para o Brasil, a WCE prepara uma programação exclusiva com foco em temas para profissionais do café que já investem ou querem investir no mercado de cafés especiais, como proprietários de cafeterias, torrefadores, traders de café, cooperativas, baristas, entre outros. O objetivo no Brasil, segundo a organização, é inspirar a comunidade de profissionais de café para instigar o diálogo sobre as tendências atuais, expor as tendências mundiais, e explorar o papel do Brasil no mercado de cafés especiais hoje e futuramente. Dentre os temas abordados estarão “Como Construir a Cultura do Café Especial para os Consumidores”, “Criando um Negócio de Café Especial” e “Brasil: Identidade Híbrida”, com debates e palestras sobre mercado, design para cafeterias e o desafio do país por ser o maior produtor e também um dos maiores consumidores. Para Caio Alonso Fontes, diretor de planejamento da Café Editora: “é uma grande oportunidade de estar frente a frente com profissionais que são referência hoje no mundo dos cafés especiais, além de ser uma troca única sediar um evento de porte como os realizados pela WCE”. Em breve a programação completa do Re:Verb estará disponível no site da Semana Internacional do Café, assim como as inscrições. Com vagas limitadas, o simpósio é o primeiro realizado pela WCE fora da Europa – Investimento: R$ 430,00.
A Fundação Procafé divulgou os Boletins de Avisos Fitossanitários do mês de Julho de 2015.
Sul de Minas – http://goo.gl/rMuHza
Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba – http://goo.gl/rjDJn1
Alta Mogiana – http://goo.gl/PziGHZ
Fonte: Fundação Procafé. |