COTAÇÃO DO CAFÉ – Mercado cafeeiro retornaram aos trabalhos nesta sexta-feira de forma lenta após o feriado









Infocafé de 04/06/10.    










 









































































MERCADO INTERNO
 
BOLSAS N.Y. E B.M.F.
Sul de Minas R$ 295,00 R$ 285,00  
Contrato N.Y.

Fechamento

Variação
Mogiano R$ 295,00 R$ 285,00 Julho/2010 133,75 -1,85
Alta Paulista/Paranaense R$ 285,00 R$ 275,00 Setembro/2010 135,30 -1,75
Cerrado R$ 300,00 R$ 290,00 Dezembro/2010 136,80 -1,95
Bahiano R$ 285,00 R$ 275,00  
* Cafés de aspecto bom, com catação de 10% a 20%.
Contrato BMF

Fechamento

Variação
Cons Inter.600def. Duro R$ 225,00 R$ 220,00 Julho/2010 159,10 -1,95
Cons Inter. 8cob. Duro R$ 235,00 R$ 230,00 Setembro/2010 158,30 -2,00
Dólar Comercial: R$ 1,8580 Dezembro/2010 160,00 -2,55


As operações no mercado cafeeiro retornaram aos trabalhos nesta sexta-feira de forma lenta após o feriado de Corpus Christi. Em N.Y. ontem a posição julho registrou  + 0,20 pontos e hoje fechou em queda de 1,85 acumulando na semana -0,50 pts. A maioria das commodities, entre elas o petróleo, metais e os grãos negociados em Chicago, caíram hoje conforme o dólar subiu frente ao euro.

 

O dólar encerrou o dia em alta de 1,75%, a R$ 1,8580. O mercado cambial iniciou o dia se ajustando ao aumento da aversão ao risco no exterior, onde os investidores reduziram posições em ações e commodities (matérias-primas) para comprar dólares e Treasuries (títulos da dívida dos EUA). A inquietação que se viu nos mercados começou por conta da Hungria, que não pertence ao grupo de países da zona do euro, devido à um comentário feito pelo porta-voz do primeiro-ministro da Hungria, Peter Szijjarto, que disse que a economia do país está em \”situação grave\”, mas que não seguirá o mesmo caminho da Grécia. O vice-presidente administrativo do Partido Fidesz, Lajos Kosa, havia dito que a Hungria est& aacute; diante de uma crise de dívida soberana semelhante à da Grécia. Hoje foi divulgada ainda a revisão da variação do Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro no primeiro trimestre, que confirmou a expansão de 0,2% sobre o trimestre anterior. Os dados do mercado de trabalho norte-americano também desapontaram. O Departamento do Trabalho dos EUA informou que, dos 431 mil novos empregos oferecidos em maio, 411 mil estiveram relacionados às contratações temporárias para o recenseamento. Economistas esperavam criação de 515 mil vagas.

 

O Vietnã segue como líder das exportações mundiais de café robusta, mesmo com seus embarques apresentando substancial queda de 7,92% em abril deste ano frente às 2.009.194 sacas remetidas no mesmo período de 2009. No quarto mês de 2010, os asiáticos responderam por 66,10% das exportações globais de conilon, tendo comercializado 1.850.000 sacas com o exterior. Os dados, preliminares, partem do relatório estatístico da Organização Internacional do Café (OIC). De acordo com a entidade, o total embarcado por todos os países produtores, em abril deste ano, foi de 2.798.591 sacas de robusta, montante 6,32% inferior ao registrado no quarto mês de 2009, quando a exportação mundial da variedade totalizou 2.987.526 sacas.O Brasil apareceu apenas como nono colocado no ranking mundia l, em abril, atrás de Índia, Indonésia, Costa do Marfim, Uganda, Camarões, Guiné e Togo, além do próprio Vietnã. No mês retrasado, nosso país remeteu 18.574 sacas de conilon ao exterior, volume que implicou declínio de 73,36% em relação a abril de 2009 (69.715 sacas) e representou apenas 0,66% do total. Confira, na sequência, tabela com os principais exportadores de robusta nos últimos seis meses.

 

O Programa de Degustação dos Cafés do Brasil vai divulgar, nos próximos meses de junho e julho, o café solúvel brasileiro no Chile e Uruguai. A ação é coordenada pela Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics), com apoio do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Serão 53 pontos de apoio (estandes) nas principais redes de supermercados em 14 cidades diferentes. Nas ações de degustação, cada promotora estará uniformizada e equipada com um balcão de café solúvel brasileiro. A campanha é orientada e treinada por supervisores regionais, com a coordenação geral de um representante da Abics no Brasil. O objetivo é promove r internacionalmente a marca Cafés do Brasil, mostrando ao consumidor a qualidade do produto e estimulando o aumento do consumo do grão no exterior.O programa de degustação é realizado desde 2006 e já levou o café nacional a países da América do Sul e Central. Além de reforçar a imagem da qualidade do café solúvel brasileiro, a ação proporciona direta e indiretamente benefícios, emprego e renda aos produtores rurais, fornecedores e indústrias do setor.

 




Infocafé é um informativo diário, da Mellão Martini

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