Costa Rica comemora melhores preços do ano para o café

22/10/2009 – O quintal (saca de 46 quilos) de café alcançou nesta semana na Costa Rica seu melhor preço nos últimos 12 meses, 144,25 dólares. Essa cotação não era verificada desde 30 de setembro do ano passado na bolsa de Nova Iorque, segundo cálculos do Icafé (instituto de Café da Costa Rica).

Durante este mês de outubro foram verificados os melhores preços para o café no ano, sempre acima de 126,70 dólares por quintal. Guido Vargas, presidente do Icafé, atribuiu essa tendência de alta à diminuição da produção mundial do grão, em especial em países como Brasil, o principal exportador. “Os estoques dos torrefadores nos países consumidores diminuíram e os produtores também contam com pouco café em mãos e, assim, os preços refletem essa tendência”, sustentou.

Ronald Peter, diretor executivo do Instituto, considerou o aumento dos preços como sustentável para os arábicas de alta qualidade, apesar das muitas oscilações do mercado, principalmente com a ação dos grandes fundos de investimento. Esse tipo de investidor compra café futuro quando enxerga um bom negócio, porém igualmente volumes adquiridos tão logo note que esse ativo não é rentável, o que faz com que os preços baixem artificialmente. Tanto Vargas como Peters reconhecem que a Costa Rica tem obtido êxito em aproveitar a conjuntura, especialmente devido ao fato de o país exportar, em 2009/2010, mais grãos que no período anterior, segundo estimativas do Icafé.

Até agora, os costarriquenhos embarcaram 900 mil quintais (690 mil sacas), cerca de 40% da produção total do período, estimada em 2,26 milhões de quintais (1,73 milhão de sacas). Essa produção começou a ser colhida nas zonas baixas, de maturação rápida, como Coto Brus, Pérez Zeledón e Turrialba. Ambos dirigentes indicaram que o país busca fechar o período com um preço médio acumulado de 150,70 dólares por quintal, pouco mais de 6 dólares acima do preço diário registrado na última quinta-feira na bolsa de Nova Iorque — ICE Futures US.


As informações partem da Agência de Notícias do Café / Café e Mercado.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.