A Costa Coffee, empresa líder no setor de café do Reino Unido, decidiu entrar na Espanha para enfrentar a gigante norte-americana Starbucks, que há vários anos vem construindo uma densa rede de estabelecimentos no mercado espanhol.
Segundo o diretor gerente da companhia para a Espanha, Stephen Matlin, a Costa Coffee entrará no mercado espanhol associando-se a um grupo local ou por via de franquias. Para Matlin, o mercado da Espanha tem uma grande capacidade de crescimento no café da marca. Um dos elementos que anima a empresa é que dos quase 60 milhões de turistas que chegam na Espanha a cada ano, aproximadamente um terço são britânicos.
De acordo com reportagem do El País, a Costa Coffee, que conta com mais de 700 lojas abertas em 18 países, chega à Espanha respaldada por um dos grupos líderes britânico, o Whitbread PLC, que já está presente no mercado espanhol com sua marca de ginásios David Lloyd. O modelo mais provável é o de franquias regionais, ainda que não se descarte chegar a um acordo com uma firma local que tenha uma cadeia de estabelecimentos.
As franquias da Costa Coffee requerem um investimento médio de 250 mil euros (US$ 351,26 mil) e uma área aproximada de 100 metros quadrados. O acordo de entrada é feito particularmente com a companhia com um royalty de funcionamento de 6% das vendas, assim como um investimento em publicidade que as franqueadas precisam efetuar de pelo menos 2% das vendas que, como média, alcançam mais de 500 mil euros (US$ 702,52 mil) por loja.
A Costa Coffee oferece um amplo apoio no projeto e montagem da loja, bem como em marketing de lançamento e desenvolvimento de produtos. A empresa britânica foi criada em 1971, sendo comprada em 1995 pela Whitbread, que a converteu em líder de café no Reino Unido, com um faturamento de 270 milhões de euros (US$ 379,36 milhões).
Em 10/10/07 – 1 Euro = US$ 1,40505
0,71172 Euro = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)