CORAÇÃO – Café pode ajudar vítimas de infarto

Tomar uma ou duas xícaras de café por dia pode ser benéfico para pacientes que sofreram infarto, desde que eles tenham pressão sanguínea normal, segundo estudo apresentado neste mês no congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia. De acordo com os autores, os resultados são surpreendentes, considerando o fato de que a bebida pode causar palpitações.



 Avaliando 374 pacientes que sofreram algum evento coronário agudo, incluindo ataque cardíaco, os pesquisadores descobriram que, entre aqueles que apresentavam pressão normal, o consumo de uma ou duas xícaras de café por dia reduzia em 88% os riscos de desenvolver disfunção sistólica ventricular – condição que ocorre quando o coração falha em bombear o sangue adequadamente, e que é um precursor comum da insuficiência cardíaca.



 Antioxidantes



 O efeito protetor, entretanto, não foi observado entre aqueles com pressão alta –  na verdade, o café aumentaria os riscos nesses pacientes. “O café contém diversos compostos biologicamente ativos, que podem ter efeitos benéficos ou prejudiciais sobre o sistema cardiovascular”, destacou a pesquisadora Christina-Maria Kastorini.



 No lado positivo, é rico em antioxidantes e ácido clorogênico, que são tidos como compostos protetores; mas, em pessoas com hipertensão, seus efeitos sobre a pressão parecem neutralizar seus benefícios. Por isso, os especialistas recomendam que os pacientes sempre consultem seu médico antes de consumir a bebida.



*Com informações do SisSaúde.
 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.