[ 18/06 – 08:31 ]
Uma Copa do Mundo é o momento de revelar novos craques e consagrar os ídolos do futebol. No Mundial da Alemanha, um deles quer mais: deixar de ser um mero garoto-propaganda para se tornar uma marca e um produto. Trata-se de Pelé, um dos nomes mais conhecidos do planeta e uma unanimidade no mundo do futebol. Apesar de ser o jogador que mais títulos mundiais conquistou e de ter marcado mais de 1,2 mil gols, Pelé só agora se tornará uma marca aos 65 anos. A empresa que adquiriu o direito de explorar o nome é a Prime, que comprou o direito por 40 anos, ou seja, até o fim da vida do Atleta do Século. “O único produto que existia era Café Pelé, de 1971. Depois disso, Pelé apenas foi garoto-propaganda para vários produtos. Agora, está na hora de ele mesmo ser uma marca. Por isso, não podemos dizer que estamos relançando a marca Pelé, mas criando-a pela primeira vez”, explicou Marco Parizotto, empresário da Prime. Para conseguir isso, porém, o ídolo mundial precisa redefinir seu nome no mercado, ainda que seja conhecido por políticos, jogadores, artistas e até torcedores que nunca o viram jogando. O plano é relativamente simples: mostrar que Pelé não é alguém do passado, mas sim um jogador que até hoje não foi superado em seus recordes. “Pelé parou de jogar há 29 anos, mas ele ainda é atual. Essa é sua grande força”, afirmou Parizotto. Segundo o empresário, é difícil saber quanto valeria o nome Pelé, mas uma consultoria britânica estima que a marca poderia ser calculada em cerca de US$ 1 bilhão. |