Cooperativa brasileira promove café com futebol na China
GUARUJÁ (Reuters) – A maior cooperativa de café do Brasil, a mineira Cooxupé, está promovendo uma campanha de publicidade na China ligando a bebida à seleção brasileira de futebol. Em setembro, a Cooxupé abriu uma cafeteria em Xian, antiga capital imperial chinesa, numa tentativa do maior produtor de café do mundo de estimular o país mais populoso a adotar o hábito de consumir café. “Queríamos juntar duas das coisas pelas quais o Brasil é mais conhecido”, afirmou o diretor de mercados externos da cooperativa, Joaquim Libanio Ferreira Leite, durante um seminário internacional sobre café. A campanha inclui pôsteres gigantes no metrô da cidade com o jogador brasileiro Ronaldinho segurando uma xícara de café durante um pênalti. A China, que consome um volume expressivo de chá, tem cerca de um quarto da população mundial mas demanda menos de 0,5 por cento da oferta mundial do produto. Contudo, o consumo dobrou nos últimos cinco anos e deve crescer cerca de 10 por cento ao ano. “Se cada chinês bebesse uma xícara de café no seu aniversário, isso resolveria o problema”, disse Leite. |
por: Peter Blackburn – Yahoo Notícias |