Café poderá faltar em março
Descapitalização dos cafeicutores afetou negativamente a lavoura
FLÁVIA GIANINI – A descapitalização do cafeicultor afetou os investimentos na lavoura e, a partir de março de 2006, no encerramento da safra atual, pode faltar café no mercado. O alerta é da Cooperativa Regional de Cafeicultores de Guaxupé Ltda (Cooxupé), maior entidade do setor do mundo, que tinha projetado crescimento de 6,6%, mas já está revendo este cálculo para baixo.
Produtores da região do Triângulo Mineiro estão constatando a queda acima do normal do chumbinho, a fase de floração dos pés de café, responsável pelo desenvolvimento dos grãos. Segundo o presidente da Cooxupé, Carlos Paulino da Costa, ainda não se sabe a causa exata da alteração nas plantas da região, mas técnicos acreditam que seja o desenvolvimento de um fungo estimulado pelo excesso de chuvas. A situação já está preocupando os cafeicultores locais.
“Este ano os tratos com as plantas não foram bons pois os produtores estavam sem dinheiro para investir em adubos, fertilizantes, agrotóxicos, entre outros. Ainda não sabemos as causas da queda do chumbinho, mas conversando com os produtores da região percebi que isso, aliado a alterações climáticas no mês de setembro, deve afetar a produção”, informou Costa.