Cooxupé investe na produção de óleo de café verde

2 de dezembro de 2014 | Sem comentários Análise de Mercado Mercado

Valor – 01/12/2014


Por Carine Ferreira


SÃO PAULO  –  A Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (MG), a maior do país, investe na diversificação de seus negócios e está produzindo óleo de café, voltado para a indústria de cosméticos.


O projeto, pioneiro no país, começou a ser estudado pela Cooxupé há seis anos, conta Carlos Alberto Paulino da Costa, presidente da cooperativa. Nesse processo, a Cooxupé contratou equipe para estudar a viabilidade do produto e fez parceria com duas universidades — a Unicamp e a Unesp de Jaboticabal — para que elas pesquisassem as propriedades químicas do óleo e  formulações de cosméticos com uso dessa matéria-prima.


O óleo de café verde é hidratante, antioxidante, anti-inflamatório, regenerativo e tem agradável aroma herbáceo. Protege o DNA e a pele contra os raios UVB, previne o fotoenvelhecimento e, ainda, possui propriedades cicatrizantes e vitaminas, cita a Cooxupé.


Em todo o projeto, a cooperativa investiu R$ 5 milhões. Desse montante, R$ 2 milhões foram para os equipamentos (prensa, filtro e desodorizador).  A indústria, que fica em um prédio dentro do complexo da cooperativa em Guaxupé (MG), foi montada há cerca de dois anos, quando iniciou sua produção experimental. Há seis meses, conforme Paulino da Costa, foi até exportada quantidade pequena do produto para a Inglaterra.


A produção do green coffee, como o óleo também é conhecido, atende rígidas especificações. O processo de extração é feito por meio de prensagem a frio, o que mantém intactas todas as propriedades do óleo.


Segundo o presidente da Cooxupé, no Brasil apenas multinacionais atuam na produção desse óleo de café. O produto é vendido pela cooperativa por US$ 100 a US$ 150 o quilo, ante os US$ 500 cobrados no mercado internacional.   Para se ter uma ideia da agregação de valor, um quilo do grão de café commodity vale pouco mais de US$ 4, conforme fechamento de hoje de contratos de café arábica negociados na bolsa de Nova York.


“Nós queremos criar um mercado novo para este subproduto do café e aumentar a quantidade de pessoas que podem utilizá-lo”, disse ao Valor Paulino da Costa.


A capacidade de produção de óleo de café da Cooxupé é de 500 quilos por mês para um turno de produção. A fabricação poderá aumentar, caso haja demanda.  Cem quilos de café geram oito quilos de óleo, explica o presidente da Cooxupé.  Também estão sendo pesquisadas, em convênio com a Universidade Federal de Lavras (Ufla), substâncias da torta (massa) que resulta da extração do grão de café.


A Cooxupé será a principal fornecedora de óleo de café verde para a Cia Cosmética, empresa com sede em Guaxupé.  A empresa de cosméticos foi criada para fabricar produtos usando o óleo de café como principal matéria-prima e vai comercializar 14 produtos nesta linha, com a marca Attratto.


A empresa começou a fabricar o produto em julho deste ano e investiu cerca de R$ 2 milhões para lançar e produzir a linha dos cosméticos. A companhia estima faturar R$ 12 milhões em 2015, segundo Rita Cristina de Queiroz Sabbag, diretora da Cia Cosmética. O lançamento oficial dos produtos deverá ocorrer em janeiro de 2015.


Os cosméticos serão comercializados por R$ 25 a R$ 40. A unidade industrial tem capacidade para produzir duas toneladas de produtos por dia. E a Cia Cosmética deverá consumir cerca de 2,1 mil litros do óleo de café por ano para sua linha de produtos.

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