12/01/2010
Queila Panhotta da Silva
Conscientizar e orientar o produtor sobre os cuidados na produção de café para garantir um grão livre de contaminantes. Esse é o objetivo do Programa Café Seguro, que reúne um grupo de trabalho com representantes de instituições ligadas ao setor cafeeiro, produção e empresas de defensivos, com a coordenação do Cecafé (Conselho dos Exportadores de Café do Brasil).
A Cooxupé é uma das envolvidas no compromisso de orientar produtores sobre o uso correto de agroquímicos aplicados nas lavouras e a importância das boas práticas agrícolas.
Dando seqüência às ações programadas, a Cooxupé vai realizar nos dias 20 e 27 de janeiro de 2010 em Guaxupé e Monte Carmelo, respectivamente, reuniões com consultores, recomendantes e cafeicultores líderes da região para apresentar o Programa Café Seguro.
O objetivo maior é esclarecer o problema ocorrido com países importadores, em especial o Japão, e quais estratégias serão tomadas para buscar uma harmonização das legislações brasileira e dos países importadores de café, para que não ocorra no futuro, resíduos de agrotóxicos acima dos limites toleráveis nos grãos de café.
AGENDA
— Guaxupé
Data: 20/01/10
Horário: 14h00
Local: Auditório Cooxupé
— Monte Carmelo
Data: 27/01/10
Horário: 14h horas
Local: A definir