A Cooxupé inaugura no próximo dia 18, a segunda etapa do Complexo do Japy-Unidade de Preparo de Café com capacidade para recebimento de três mil sacas por hora e preparo passa a ser de 27.800 sacas ao dia.
Com a conclusão desta nova etapa, o empreendimento, que antes já operava com recebimento e armazenamento de café, passa a realizar o rebeneficiamento do grão, fechando o ciclo no mesmo local.
Entre as principais etapas previstas na nova unidade do Complexo do Japy estão a retirada de paus e pedras, separação dos grãos por tamanho e classificação do café, além de outros processos que irão deixar o grão pronto para atender às necessidades do cliente no mercado interno e externo.
A primeira etapa do Complexo do Japy foi inaugurada pelo governado de Minas Gerais, Antonio Anastasia, em 25 de março de 2011, equipada com bateria de 20 silos para guardar 1.800 toneladas de café a granel. Isso equivale a 30 mil sacas/unidade. A soma dá 600 mil sacas; galpão de recebimento de café com 4 moegas e tombadores; conjunto de 20 silos para armazenar 300 sacas cada; bloco de apoio com 1000 m² de construção: oficina mecânica e elétrica, refeitórios e banheiros e portaria com balança, onde são retiradas amostras e é feita a classificação dos lotes entregues pelos cooperados.
Inauguração
O evento de inauguração será abeto com o 26º Fórum Abag de Desenvolvimento da Cafeicultura Nacional, com o tema “Café e Saúde”, com as apresentações de palestra do médico Dráuzio Varella e de Miguel Moretti, que é doutor em Cardiologia pela faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.