Cooxupé inaugura complexo de armazenagem de café A Cooperativa dos Cafeicultores de Guaxupé (Cooxupé) inaugura nesta quinta-feira (18/10) a segunda etapa do Complexo Industrial do Japy, maior conjunto de armazenamento do mundo para café. O Japy congrega um módulo de três armazéns e 20 silos, que juntos somam capacidade de estocagem equivalente a 1,5 milhão de sacas de café ( de 60 quilos ) ou 90 mil toneladas de café bica corrida por ano. Além disso, o novo complexo conta também com capacidade para 180 mil sacas – ou 10,8 toneladas – de cafés preparados.
“Esta nova estrutura é de fundamental importância para modernizar o armazenamento de café, que continua sendo o único produto que ainda usa saca de 60 quilos como embalagem”, diz Carlos Paulino, presidente da Cooxupé.
Na cooperativa, que conta com 11 mil cooperados, a substituição das sacas por bags foi iniciada há dois anos. “Ao usar o bag, retiramos o homem de um trabalho muito árduo, que é carregar um saco de 60 quilos nas costas”, diz Paulino.
O novo complexo levou três anos para ser erguido e consumiu investimentos da ordem de R$ 75 milhões. “Trata-se de uma estrutura que foi elaborada para trabalhar como uma linha de produção”, diz Paulino.
O novo complexo já nasce com planos de expansão. Segundo Paulino, 30 novos silos serão construídos nos próximos anos. “Até o final de 2013 vamos entregar 10 novos silos em Guaxupé e 10 em Monte Carmel, com capacidade de quase 1 milhão de sacas”, diz o presidente da Cooxupé.
Fonte: Globo Rural em 18/10/2012