19/05/2006 – 12h08 –
UOL
A maior cooperativa de café do Brasil, a mineira Cooxupé, está promovendo uma campanha de publicidade na China ligando a bebida à seleção brasileira de futebol.
Em setembro, a Cooxupé abriu uma cafeteria em Xian, antiga capital imperial chinesa, numa tentativa do maior produtor de café do mundo de estimular o país mais populoso a adotar o hábito de consumir café.
“Queríamos juntar duas das coisas pelas quais o Brasil é mais conhecido”, afirmou o diretor de mercados externos da cooperativa, Joaquim Libanio Ferreira Leite, durante um seminário internacional sobre café.
A campanha inclui pôsteres gigantes no metrô da cidade com o jogador brasileiro Ronaldinho segurando uma xícara de café durante um pênalti.
A China, que consome um volume expressivo de chá, tem cerca de um quarto da população mundial mas demanda menos de 0,5 por cento da oferta mundial do produto.
Contudo, o consumo dobrou nos últimos cinco anos e deve crescer cerca de 10 por cento ao ano.
“Se cada chinês bebesse uma xícara de café no seu aniversário, isso resolveria o problema”, disse Leite.