Cooxupé avaliza nome de Robério para a OIC
Coffee Break
26/09/2011
O superintendente de Mercado Externo da Cooperativa Regional dos Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), Joaquim Libânio, é um dos membros da delegação brasileira que prestigiará a 107ª Sessão do Conselho Internacional do Café (OIC), que acontece em Londres, de 26 a 30 de setembro.
Neste ano, a pauta central é a votação para o cargo de diretor executivo da OIC, para o qual concorre o brasileiro Robério Silva, atual diretor do Departamento do Café do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Para o superintendente, “Robério Silva está preparado para o cargo, já tendo em seu currículo atuado do exterior e conhece muito bem sobre café”, declarou. Robério é visto como favorito, concorrendo com G. V. Krishna Rau (Índia) e Rodolfo Trampe Taubert (México). “Nós vemos o nome de Robério com muito bons olhos e a Cooxupé dá inteiro apoio a essa eleição”, disse Joaquim Libânio.
O superintendente da Cooxupé informou que esta é a primeira vez que a eleição da OIC se dá através de uma disputa. O processo sempre encontrou um nome para o cargo de diretor-executivo por meio de consenso.
Joaquim disse que os votos se dividem em representantes dos países consumidores e, no caso, os Estados Unidos têm a grande representação e o Brasil está com 40% dos votos, como o maior representante dos países produtores. “Sabe-se que nos bastidores, a África está com Robério, mas ninguém conhece o voto dos Estados Unidos”, disse.
“A América Central deve fechar com o representante do México, Rodolfo Taubert. Eleição é algo que não podemos prever, mas o nome de Robério tem muito prestígio e também o apoio de toda a cadeia produtiva do café: produção, indústria, exportação e solúvel”, finalizou Joaquim Libânio.