CafeChocolat finca pé na terra dos guerreiros de terracota
CafeChocolat finca pé na terra dos guerreiros de terracota |
Patrícia Campos Mello O sonho de vender uma xícara de cafezinho para cada um dos 1,3 bilhão de chineses ainda está distante, mas isso não desanima os cafeicultores da Cooxupé, a maior cooperativa de cafeicultores do Brasil. A cooperativa, que tem 10 mil cooperados no Sul de Minas, prepara-se para abrir sua segunda cafeteria na China, daqui a três meses. A CafeChocolat, uma associação entre a Cooxupé, um sócio chinês e um belga (responsável pelos chocolates servidos na cafeteria), abriu sua primeira loja chinesa em setembro, num shopping da cidade de Xi’an, famosa por causa dos guerreiros de terracota. Agora, vai abrir a segunda cafeteria, no centro da cidade de Xi’an, que passa por um processo de reurbanização. O plano é abrir uma rede de franquias para servir os chineses. “Mas isso a longo prazo, daqui a dois anos. Somos mineiros, estamos começando pequenos”, diz Joaquim Libânio Ferreira Leite, diretor de Exportação da Cooxupé. A cafeteria serve 16 tipos diferentes de café brasileiro, da Cooxupé, com preços que vão de 26 yuans (R$ 8) a 50 yuans (R$ 15), além de tortas e chocolates belgas. A bebida nacional chinesa é o chá, portanto, popularizar o café será uma tarefa árdua. Os chineses não são acostumados a tomar café: eles tomam de colherinha e preferem o café com leite. A CafeChocolat está fazendo adaptações para agradar ao paladar chinês. Muitos chineses pedem café expresso porque o conhecem de nome, mas acham muito forte. Por isso, a CafeChocolat vai lançar o café carioca – expresso com um pouco de água. “O próximo cardápio vai ter fotos, porque chinês só conhece expresso e cappuccino, mas não tem idéia do que sejam as tortas, os brioches e os outros tipos de café“, diz Alexandre Monteiro, gerente das lojas na China, que está morando em Xi’an desde setembro. A Cooxupé é o quarto maior exportador de café do País, com 1,4 milhão de sacas. A produção dos cooperados da Cooxupé deve chegar a 4,2 milhões de sacas em 2006 – o equivalente a toda produção do México. A Cooxupé está exportando café verde para a China e torrando lá mesmo, dentro da loja. Ainda não podem vender café torrado – o certificado necessário deve sair em 2 a 3 meses. Na loja nova, haverá um museu do café e bonecos com uniforme do Brasil, por causa da Copa do Mundo. Segundo Leite, a cidade de Xi’an foi escolhida porque é um centro histórico, cheio de turistas. De quebra, não tem nenhuma loja da rede americana Starbucks. |