Após três anos de negociações a Coopercitrus se instala em Patrocínio, MG, com foco para o mercado de café, considerado um dos melhores cafés cultivados no país. Habitada por 81 mil habitantes, Patrocínio tem a agropecuária como principal atividade econômica, com destaque, além do café, para soja, milho e pecuária leiteira. Os produtores rurais da região poderão
contar com todas as vantagens oferecidas pela Coopercitrus.
O potencial agrícola que o município representa para a agricultura do interior do Estado de Minas Gerais, principalmente em razão da cultura do café, foi o fator principal que levou a cooperativa a instalar uma unidade na cidade. Com esta inauguração, a cooperativa já contabiliza 34 lojas de insumos.
Atuando diretamente no município de Patrocínio, a cooperativa tem a certeza de que não só os produtores serão beneficiados, mas toda a comunidade irá ganhar com o desenvolvimento das atividades agrícolas. A equipe da nova loja conta com 9 pessoas sob a gerência de João Batista Rodrigues. A nova loja está localizada na Avenida Faria Pereira, nº 500, Bairro Morada do Sol e será inaugurada no próximo dia 1 de agosto, às 10h30.
Sistema Coopercitrus
A Coopercitrus (Cooperativa dos Cafeicultores e Citricultores de São Paulo), fundada em 1976, possui 15 mil cooperados e abrange todo o Estado de São Paulo e parte de Minas Gerais. A cooperativa mantém uma das maiores redes de fornecimento de insumos agrícolas, máquinas e implementos do país, com 34 lojas de insumos e 14 concessionárias Valtra.
Entre as atividades da Coopercitrus estão: lojas de insumos (fertilizantes,defensivos, produtos veterinários, ferragens) postos de combustíveis,concessionárias Valtra e máquinas e implementos, usina de beneficiamento de sementes e grãos, produtos para nutrição animal, departamento técnico agropecuário, setor de meio-ambiente e TRR (Transportadores Revendedores Retalhistas).
A cooperativa realiza ainda, desde 1999, a Feacoop (Feira de Agronegócios Coopercitrus) com o objetivo de proporcionar boas condições de negócios aos produtores rurais. A Feacoop 2008 será realizada nos dias 06,07 e 08 de agosto.
Área comercial
A Coopercitrus fornece aos cooperados todos os produtos necessários às suas atividades rurais, incluindo sementes, corretivos, fertilizantes, adubos foliares, ferragens, defensivos, produtos veterinários, máquinas, implementos, acessórios e muitos outros itens para uso diário na agricultura (lonas, arames, etc), de primeira qualidade, adquiridos diretamente dos fabricantes. Também oferece apoio técnico especializado, efetuado por engenheiros agrônomos e técnicos agropecuários.O Setor de Fertilizantes da Coopercitrus orienta os cooperados sobre o uso adequado de fertilizantes e lhes indica as fórmulas mais adequadas para cada caso. A principal fonte de fornecimento desse setor é a Cooperfértil (Cooperativa Central de fertilizantes), da qual a Coopercitrus é uma das cotistas. Com fábrica localizada em Campinas, a Cooperfértil tem capacidade para produzir 250 mil toneladas anuais de formulações com nutrientes básicos e micro nutrientes.
Coopercitrus Valtra
A Coopercitrus conta com uma rede de concessionárias Valtra, que oferece toda as linhas de tratores Valtra e soluções para produtores rurais que atuam nas mais variadas atividades agropecuárias. Com uma parceria de aproximadamente 40 anos e vendas que correspondem a aproximadamente 7% do faturamento da Valtra do Brasil, a Coopercitrus Valtra é considerada hoje uma das principais revendas no país, atuando em mais de 150 municípios. A Coopercitrus Valtra oferece o Consórcio Nacional Valtra, uma opção segura para a compra programada de um trator novo, com parcelas acessíveis. Além de serviços de pós-venda e oficina mecânica.
Implementos
A Coopercitrus oferece implementos agrícolas das principais fabricantes, para uso em diversas culturas e as mais variadas aplicações, desde preparo de solo, plantio, pulverização, entre outros. São mais de 50 empresas fornecedoras.
Departamento de Grãos
O Departamento de grãos oferece total apoio aos cooperados produtores de grãos, desde a aquisição das sementes até a comercialização da produção. O departamento de grãos conta com modernos silos, onde o cooperado pode estocar sua produção de grãos, podendo comercializar quando mais lhes convier. Também compra a produção dos cooperados a preços competitivos e oferece a opção troca de produtos por insumos e máquinas, ou seja, o cooperado utiliza sua produção de soja, milho ou café (ou parte desta) como moeda para
aquisição dos bens necessários à condução de sua lavoura.
Semente Coopercitrus
A Usina de Beneficiamento de Sementes da Coopercitrus (UBS), localizada em Bebedouro, beneficia sementes de soja com marca e qualidade Coopercitrus. A UBS Coopercitrus seleciona, beneficia e ensaca as sementes, que em seguida são encaminhadas para o Armazém Climatizado. Localizado no mesmo complexo da UBS, este armazém mantém as sementes a temperatura em torno de 15ºC até o momento do plantio, o que conserva suas condições de germinação e vigor.
Departamento Técnico
O Departamento Técnico oferece apoio técnico agropecuário, topográfico e de irrigação aos cooperados, por meio de engenheiros agrônomos, médicos veterinários e engenheiro agrimensor.
Postos de Combustíveis
O Sistema Coopercitrus possui uma rede de postos de combustíveis, prestando serviços diferenciados aos cooperados e à comunidade em geral.
TRR
O TRR (Transportador Revendedor Retalhista) da Coopercitrus entrega óleo diesel diretamente nas propriedades rurais, com comodidade, garantia e segurança.
Meio Ambiente
O setor de meio ambiente e segurança do trabalho realiza o controle ambiental das atividades nos postos de gasolina, TRR, silos graneleiros, armazéns de insumos agrícolas e postos de embalagens vazias de agrotóxicos da Coopercitrus.
Feacoop
O maior evento promovido pela Coopercitrus é a Feacoop (Feira de Agronegócios Coopercitrus), que acontece anualmente na EECB (Estação Experimental de Citricultura de Bebedouro) – desde 1999. O objetivo da Feacoop é proporcionar condições para a efetivação, em um curto espaço de tempo, de grandes volumes de negociações, envolvendo um grande número de cooperados,fornecedores e agentes financiadores, com toda a equipe da cooperativa agindo como agente catalisador dessas negociações.