SP foi responsável por 35% do total exportado pelo setor no Brasil
As exportações das cooperativas do Estado de São Paulo cresceram mais de 80% este ano. Dados da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Indústria e Comércio (Secex), divulgados recentemente, apontam que, no acumulado de janeiro a setembro, as cooperativas paulistas foram responsáveis por 35% do total de US$ 1,6 bilhão exportado pelas cooperativas de todo o País.
O volume corresponde a uma receita de US$ 565,9 milhões e representa um crescimento de 83,7% em relação ao mesmo período de 2004. O destaque ficou para as exportações de açúcar, que puxaram o resultado, representando 38,5% do total exportado pelas cooperativas do Estado.
Segundo o presidente da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp), Evaristo Machado Netto, além do açúcar, produtos como álcool, soja e café são os principais responsáveis pelo desempenho das exportações paulistas. “Estes produtos têm liquidez e demanda mundial e as cooperativas estavam cumprindo compromissos assumidos no ano passado”, explica Netto, lembrando que “a estrutura e o profissionalismo das cooperativas paulistas são pontos a serem destacados na obtenção dos resultados”.
DESTINOS
Os principais países importadores dos produtos das cooperativas paulistas são atualmente Emirados Árabes (15,2%), Marrocos (12,1%) e Arábia Saudita (10,2%). No ranking das exportações das cooperativas, após São Paulo, aparecem Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais e Goiás.