Cooperativa ganha prêmio nacional por programa de logística em transporte

Um programa desenvolvido pelo departamento de informática da Coopavel levou a cooperativa a ser vencedora do prêmio ‘Cooperativa do Ano 2009′, na categoria de Inovação Tecnológica

25 de agosto de 2009 | Sem comentários Comércio Cooperativas
Por: Portal do Agronegócio

A premiação é realizada anualmente pela Organização das Cooperativas brasileiras, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e pela revista Globo Rural.


Água Viva – Em 2008 a Coopavel foi premiada na categoria ambiental com o projeto “Água Viva proteção e recuperação de nascentes”, já o reconhecimento desse ano veio através do projeto “Logística de Transporte por GPS”, que se utiliza de ferramentas da informática para melhorar a eficiência da própria frota. 


Solenidade – A solenidade de premiação realizada em Brasília, DF, na última terça-feira (18/08), reuniu profissionais e executivos das cooperativas brasileiras, além de lideranças políticas nacionais. Contou ainda com a presença do diretor presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, que recebeu o prêmio em nome da cooperativa. Este foi disputado com outros 197 projetos de 151 cooperativas de 19 Estados.  Sendo que sagraram-se vencedoras neste ano dezoito cooperativas, de nove estados – Goiás, Minas Gerais, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo, sendo uma em cada categoria.


Alegria – Dilvo Grolli enalteceu o valor do prêmio para a empresa: “É com muita alegria que nós o recebemos, pois, este vem premiar um trabalho efetuado pelas áreas de informática e avicultura que visa inovar a gestão, com tecnologia de última geração. Trata-se do uso de tecnologia de informação para a melhoria da logística”, afirmou salientando que nos dias de hoje, essa é uma das dificuldades enfrentadas na produção e distribuição de produtos e que o projeto está sendo executado com sucesso e grande valia operacional e econômica.


Comprometimento – Já, para a equipe de informática “o prêmio mostra o comprometimento  dos profissionais da área com o negócio da empresa, atendendo as necessidades em prol da inovação dos processos internos, no intuito de minimizar esforços e maximizar resultados”, mencionou Rogério Aver, gerente do departamento de informática. “É uma grande satisfação ter o trabalho reconhecido, isto serve de incentivo para a equipe buscar a melhoria continua em suas atividades”, enalteceu.


Um projeto de casa – Ao detectar inúmeros problemas no transporte da empresa, tais como estradas com problemas de tráfego, propriedades distantes, prazo de entrega, excesso de quilometragem, além de desencontros da rota sugerida com a real entrega a ser realizada, decidiu-se elaborar um programa focado na logística da área de ação da empresa. A idéia, de acordo com Rogério Aver, surgiu num diálogo com um gerente de unidade comercial que percebia a dificuldade dos motoristas em localizar as propriedades para a entrega de mercadorias.


Proposta – A proposta era de gerar um mapa simplificado da localização de todas as propriedades da região de abrangência da Coopavel. Entretanto, com a evolução do projeto, percebeu-se que o mesmo poderia atender a diversas áreas da empresa, tais como a entrega de rações, assistência técnica e gestão de vendas. “Hoje, além de atender a logística, o programa integra a gestão de clientes e serviços integrados ao banco de dados da cooperativa”, explicou Rogério, que apostou na própria equipe para desenvolver o software, de forma que este integrasse o banco de dados da empresa, gerando informações de forma dinâmica e simples onde cada usuário possa gerar mapas conforme sua necessidade e interesse.


Conclusão – O trabalho levou mais de um ano para ser concluído, somando-se o levantamento das propriedades, estradas e pontos de referência, e agora está em fase de implementação. “Para fazer o cadastramento das estradas e propriedades no software, os agrônomos e veterinários levantaram as informações via GPS, que posteriormente foram inseridos no banco de dados da cooperativa pela equipe de informática”, descreveu Rogério Aver.


Usuários do sistema – Um dos primeiros setores da empresa a utilizar o software foi a indústria de rações. “O programa tem gerado uma melhora efetiva na distribuição de rações, principalmente quanto a roteirizarão, facilitando a programação das entregas”, disse Jurandir de Mattos, gerente da indústria. Com implantação do programa de logística viabilizou-se a redução do tempo, pois facilitou a programação de entregas para uma mesma região e, “com isso houve uma sensível redução dos custos”, reconhece Jurandir ao lembrar que a localização física de cada aviário era o maior problema, pois dificultava estabelecer um roteiro que fosse o mais viável. Segundo ele, com o programa implantado houve uma diminuição no raio de distâncias entre uma entrega e outra, agilizando a chegada da ração ao aviário. “Creio que à medida que vamos exercitando o programa mais benefício iremos descobrir”, disse Jurandir


Caminhões – Na entrega de ração estão envolvidos 16 caminhões que transportam diariamente cerca de 700 toneladas de ração, sendo que cada veículo percorre em média 540 km. Isso representa um total de 190 mil km rodados por mês. “As dificuldades para combinar as entregas de rações, que ocorrem devido a quantidade de veículos e a natureza do produto, estão sendo superadas com a implantação do software”, disse Jurandir.


O Software – Dentre as várias áreas de atuação da Coopavel estão as cadeias produtivas de aves, suínos, bovinos e leite, as quais possuem grande volume e complexidade em seus processos. O software foi criando para estruturar a logística e contribuir para evitar falhas nesses processos. O setor avícola, acima exemplificado, trabalha com 414 aviários e, capacidade para alojar 6,8 milhões aves. A manutenção deste ciclo de produção envolve o alojamento e abate diário de 175 mil aves, além da entrega de 700 toneladas de ração/dia. Por isso a logística passou a ser de grande importância a partir do momento em que se consegue maximizar o uso da estrutura de transporte para cumprir prazos e melhorar o aproveitamento dos recursos disponíveis.


Roteiros – Tanto que o planejamento de roteiros visa cumprir as tarefas no menor tempo possível, no menor percurso e sem perdas no trajeto”, explica Claudinei Zancanaro, analista de sistemas que ajudou a desenvolver o Software. Segundo ele, o Software desenvolvido permite identificar todas as estradas rurais que cortam a área de ação da cooperativa, que tem abrangência de 8,6 mil km quadrados, estabelece o melhor roteiro aos motoristas e ajuda a evitar estradas com problemas de tráfego, interrompidas ou em condições precárias. “Geograficamente as propriedades podem estar próximas, mas seus acessos são diferentes”, disse Zancanaro.


Resultados na prática – Como o programa é recente e são várias atividades da cooperativa, alguns setores estão sendo beneficiadas antes que outros,  entretanto, segundo Rogério Aver, “a expectativa é que o sistema seja implantado em todas as áreas, gerando ampla economia e ganho de tempo para toda a empresa”. De acordo com o diretor presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, os principais ganhos para a cooperativa neste processo são a redução de horas de trabalho de motoristas; a redução de 10.000 km rodados por mês em média; a redução de manutenção nos veículos; e ainda a pontualidade nas entregas. “Com o mapeamento da melhor rota e evitando-se os pontos críticos da estrada, há segurança de que os produtos chegarão ao seu destino no tempo planejado e de forma segura, seja a ração no aviário ou o frango na indústria”, enfatizou.


Economia – Cálculos feitos pela indústria mostram que, considerando a redução de km rodados e a manutenção dos veículos, tem-se uma economia mensal de R$ 15.400,00, somente na entrega de rações. No transporte de aves para abate estão envolvidos 13 veículos com capacidade de transporte de 3,4 milhões de aves ao mês. Estes veículos rodam aproximadamente 330 km/dia, ou um total de 90 mil km mensais rodados pela frota. E, nesse caso, além do custo do transporte o cumprimento de horários torna-se relevante pois evita problemas de carregamento das aves.


Horários – Para a cooperativa o principal benefício obtido neste processo também está relacionado a horários. Pois, caso ocorram atrasos na chegada das cargas faltando aves para o abate tem-se um custo, de parada do frigorífico e mão-de-obra ociosa. O mesmo procedimento utilizado no transporte da ração e das aves vivas é adotado pela assistência técnica que visita os aviários diariamente e pelo incubatório que faz a entrega dos pintainhos aos produtores. A cooperativa também já está preparando para utilizar o sistema na integração de suínos, onde a logística de transporte envolve entrega de leitões da UPL aos integrados, distribuição de ração, assistência técnica e coleta dos animais prontos para o abate.

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