Valor Econômico
09/11/2012
Carine Ferreira
A Cooperativa dos Produtores de Cafés Certificados e Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Cocenpp) planeja aumentar as exportações no próximo ano com a certificação de indicação geográfica do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O “selo” foi oficialmente entregue ontem durante a quinta edição da Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná.
A cooperativa, que começou oficialmente as atividades no fim do ano passado, já embarcou cinco contêineres com cerca de 1,6 mil sacas no total para os Estados Unidos. A meta agora é vender ao mercado externo cerca de 24 contêineres de cafés especiais em 2013, segundo o presidente da Cocempp, Luiz Fernando Andrade.
O Norte Pioneiro é a maior região produtora de café do Paraná. Nesta safra 2012/13, colheu cerca de um milhão de sacas do grão, de acordo com a Cocempp. A produção estadual deve oscilar entre 1,7 milhão a dois milhões de sacas nesta temporada, segundo Andrade.
“Estamos agora tentando organizar a produção para ocupar espaço nos mercados nacional e externo”, diz Andrade. Para o presidente da cooperativa, a indicação geográfica contribui para resgatar o Paraná como Estado que produz qualidade e não apenas quantidades de café.