Cooperagrepa vai participar da BioFach

8 de fevereiro de 2010 | Sem comentários Comércio Cooperativas
Por: 08/02/2010 05:02:33 - A Gazeta - MT

Além do melado de cana, açúcar mascavo, castanha-do-brasil e guaraná em pó, a Cooperativa de Agricultores Ecológicos do Portal da Amazônia (Cooperagrepa), com sede no município de Terra Nova do Norte, a 530 km de Cuiabá, levará, este ano, para a BioFach, feira que acontece entre os dias 17 e 20 de fevereiro, em Nurembergue, na Alemanha, o amendoim. O presidente da cooperativa, Domingos Jari Vargas, diz que o produto é uma solicitação da organização da feira. “As expectativas de concretizar parcerias de e comercialização é grande. Além disso, tenho reuniões de trabalho na Holanda, antes de ir para Alemanha. Tenho certeza que voltaremos com várias novidades”.


A Cooperagrepa participa da Biofach há 4 anos. Criada em 2003 por agricultores familiares e agroextrativistas de 10 municípios do norte de Mato Grosso, a cooperativa conta com a parceria do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/MT), Governo do Estado e das prefeituras. Com capacidade para produzir anualmente mais de 300 toneladas de açúcar mascavo, 200 de melado de cana-de-açúcar, 13 de guaraná em pó, 20 de café e 18 de castanha-do-brasil, a cooperativa é composta por 300 famílias e a comercialização dos produtos, todos orgânicos, representa uma renda de aproximadamente um salário mínimo para cada um dos cooperados.


Além de ser considerada uma das maiores feiras do mundo, a BioFach oferece uma vasta gama de novos alimentos orgânicos, palestras, cursos e várias outras atividades. O diretor da feira, Ulrich Walter, explica que em nenhum outro lugar se pode ter uma visão tão ampla das tendências do setor, como durante a BioFach. “Nosso principal objetivo é o contato e a troca de informações. Para 2010, a expectativa é surpreender os visitantes com novos produtos”.


Em 2009, o volume de negócios chegou a US$ 34 milhões. Este ano, com a recuperação da economia, a expectativa é de que haja um crescimento de pelo menos 15% no volume de negócios. Segundo relatório da Federação Internacional de Agricultura Orgânica, o Brasil é o terceiro país com maior área certificada para agricultura orgânica. Ao todo são 1.77 milhões de hectares e é o segundo com maior área extrativista, o que equivale a 18 milhões de hectares.


 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.