Cafeicultor foi eleito como Fornecedor do Ano 2013 em cerimônia na cidade de São Paulo.
Polliana Dias / ASCOM Expocaccer
Foto: Arquivo Pessoal
Na noite última sexta-feira, 14, a illycaffè realizou sua tradicional cerimônia do Prêmio Ernesto Illy de Qualidade para Café Espresso, o qual está em sua 23ª edição. Nesta celebração, a torrefadora italiana, presente no Brasil desde 1980, reúne seus principais fornecedores para elegerem aqueles que se destacaram na qualidade do produto e na sustentabilidade da produção.
Com mais de 500 amostras enviadas, a comissão julgadora selecionou 40 finalistas para serem premiados na grande noite. O Estado de Minas Gerais manteve a maioria das amostras enviadas e entre elas, estava a amostra do cafeicultor e cooperado da Expocaccer, Eduardo Pinheiro Campos, proprietário das fazendas São João Grande e Dona Nenem, situadas em Presidente Olegário. O cafeicultor foi escolhido como o Fornecedor do Ano – Safra 2013/2014, para tal resultado foram analisados critérios como fidelidade e eficiência do produtor, pontualidade de entrega, apresentação dos cafés, cumprimento da quantidade e qualidade vendidas, correspondência do lote com a amostra original e participação no Programa de Sustentabilidade e no Prêmio Ernesto Illy. Como premiação, Campos recebeu da illycaffè uma viagem cultural à Itália, com direito a acompanhante, para conhecer a sede da empresa em Trieste.
Outras premiações
Eduardo Pinheiro Campos colecionou no último ano várias classificações pela qualidade de seu café em concursos. Em 2013 angariou a classificação geral do 10º Concurso de Qualidade de Minas Gerais, na categoria Cereja Descascado. Neste concurso, o cafeicultor ficou ainda com a primeira classificação na mesma categoria pela Região do Cerrado Mineiro. Concorrendo na mesma categoria, o cafeicultor ficou com a terceira posição no I Prêmio da Região do Cerrado e ainda classificou-se no concurso da BSCA com o primeiro lugar para os cafés da Região do Cerrado Mineiro, sendo seu lote, comercializado entre os vencedores do concorrido leilão Cup Of Excellence Early Harvest, por compradores da França, Áustria, e África do Sul, os quais arremataram o lote na ocasião.