Brasília (12.5.2010) – Das 43 delegações africanas presentes no evento Diálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural, 26 foram recebidas pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi, em reuniões bilaterais, ontem (11) e hoje (12), no Palácio do Itamaraty. Mais da metade dos ministros presentes no evento trataram de temas relativos à cooperação técnica. Os encontros foram solicitados pelos próprios participantes.
Mecanização da lavoura, intercâmbio de profissionais para capacitação, irrigação e recuperação de áreas degradadas foram temas recorrentes na conversa entre os ministros. “O Brasil é um dos maiores destaques no desenvolvimento agrícola mundial. Agradecemos a cooperação que o País se dispõe a fazer com a África e espero que esse intercâmbio seja contínuo”, disse o vice-ministro de Desenvolvimento Pecuário e Pesca da Tanzânia, James Wamyancka.
Para Wagner Rossi, o evento organizado pelo governo brasileiro é o ensejo para que a colaboração com a África seja mais intensa, com foco no crescimento da pesquisa e na segurança alimentar. “A presença de grande parte dos ministros de Agricultura, Pecuária e pastas correlatas de nações africanas é muito significativa. Espero que, a partir de agora, possamos dar nova dinâmica às relações com o continente”, expressou o ministro.
Visita a campo – Nesta quinta-feira (13), às 9 horas, as autoridades africanas visitarão a Agrobrasília, feira de tecnologias, maquinário e implementos agrícolas. Na mostra, eles conhecerão políticas de governo para a agricultura empresarial e familiar, além dos circuitos tecnológicos de produtos do agronegócio. (Eline Santos)