Coopemar abre inscrições para edição especial do concurso que classifica os melhores cafés da região de Marília
Cafeicultores podem inscrever-se até 10 de setembro e também poderão concorrer com micro lotes.
No ano em que se comemora meio século de trabalho e prestação de serviços aos seus cooperados, a Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Marília dá início às inscrições do “11º Concurso Coopemar, Café com Qualidade – Especial Cinquentenário” que acontecerá no dia 22 de setembro. A participação é aberta para todos os cafeicultores da região, que podem inscrever-se até 10 de setembro.
“Em comemoração ao nosso cinquentenário, lançamos uma edição especial, na qual aumentamos as possibilidades de participação dos cafeicultores com a inclusão de micro lotes. Assim temos maiores chances de representar nossa região na etapa estadual e quem sabe, até entre os melhores cafés do País”, diz François Regis Guillaumon, presidente da Coopemar.
Para concorrer o cafeicultor deve apresentar um lote mínimo de 10 sacas da propriedade. E nesta edição também é possível participar com micro lotes, com a apresentação de, no mínimo, duas sacas. Deverão ser entregues amostras de um quilo de café (peneira 16 acima, bebida dura) dos tipos seca natural ou cereja descascado. Os participantes podem concorrer com os dois tipos. Outra novidade é a premiação. Os três melhores cafés serão comercializados no preço da cotação do mesmo dia 22, acrescido de 40% do valor.
Após a pré-seleção das amostras, realizada na cooperativa, as melhores serão avaliadas durante o concurso por degustadores de várias empresas exportadoras de café do País. Serão avaliadas as seguintes categorias: bebida, aspecto, corpo, acidez, amargor e aroma.
Os três melhores cafés da edição anterior foram dos cooperados: Alfredo Jacomini Júnior (Garça), Florindo Marconato (Padre Nóbrega) e Texas Agropecuária (Vera Cruz).
Além da premiação, os melhores cafés serão inscritos no Concurso Estadual de Qualidade Café de São Paulo. A classificação final do concurso será divulgada no dia 9 de novembro, no Museu do Café, em Santos.