A inauguração deste armazém é essencial para esta safra. A expectativa é de que seja uma das maiores registradas na história da cafeicultura.
A Cooparaiso inaugurou na tarde da última sexta-feira, 28 de maio, um armazém em São Sebastião do Paraíso. O local tem capacidade para estocar aproximadamente 300 mil sacas de café. Com equipamentos modernos, pode preparar até 300 sacas por hora. A inauguração contou com as presenças de diversas autoridades do município.
O novo armazém está instalado às margens da Rodovia BR-491, há menos de cinco quilômetros de distância da zona urbana. Para o presidente da Cooperativa, deputado federal Carlos Melles (DEM), a logística é o principal diferencial deste novo espaço, alugado de um empresário da cidade. “É para o produtor guardar o seu ouro, a sua produção. Tem que ser um local que ofereça facilidades”, garante o deputado.
Com a infraestrutura toda montada, a Cooparaiso gastou pouco com o investimento, principalmente levando-se em consideração o grande benefício para a cidade e cooperados, como garante Melles. “O galpão é grande e tem espaço para movimentar a safra, o que diminui o custo de produção”, afirma o presidente.
A inauguração deste novo espaço é essencial para uma safra onde a produção esperada é uma das maiores registradas na cafeicultura. Na área de abrangência da Cooparaiso, a previsão é que sejam colhidas 4,2 mi sacas, ou seja, 21% a mais que a quantidade obtida no ano passado. Para o prefeito Mauro Zanin (DEM) essa é uma grande infraestrutura necessária para abrigar a grande safra que se inicia e atender bem o cooperado.
Além de atender aos cooperados, o local irá prestar serviços a grandes empresas exportadoras, como o Grupo Louis Dreyfus, O grupo é um dos maiores a operar no Brasil no ramo do agronegócio, mantendo atividades também na área de grãos, suco de laranja e algodão, entre outras.
Armazéns Certificados
Os armazéns da Cooparaiso são certificados em grandes empresas, o que garante a qualidade do armazenamento. Os certificados atestam que os locais, sob responsabilidade da cooperativa, atendem a todos os pontos de controle relevantes à atividade, como rastreabilidade, higiene e condições de trabalho dos funcionários (direitos, saúde e condições de segurança).
As certificações são da Rainforest Alliance (Estados Unidos); da UZT; 4C; Armazéns Ouro do Banco do Brasil; da Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F) e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
De acordo com dirigentes da cooperativa, essas certificações são a coroação para todo o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Cooperativa em termos de apoio integral ao produtor, da oferta de toda a segurança que o cafeicultor necessita ter ao depositar o fruto de seu trabalho – o café –, a busca que a instituição faz por alternativas para o melhor preço do produto no mercado e a qualidade de café garantida ao consumidor final.
Assessoria de Comunicação da Cooparaiso ( Susana Souza)