Cinquenta anos da cooperativa foi comemorada em Belo Horizonte, com a presença do governador Antônio Anastasia e dirigentes do setor
O sistema Ocemg/ Sescoop-MG (Organização da Cooperativas do Estado de MinasGerais) homenageou a Cooperativa Regional dos Cafeicultores de São Sebastião do Paraíso (Cooparaiso) por seu cinquentenário, em cerimônia na quinta-feira (1º de julho), em Belo Horizonte, com a presença do governador de Minas, Antônio Augusto Anastasia. Neste ano, o 88º Dia Internacional do Cooperativismo teve como tema “A Mulher e os Desafios para o Fortalecimento do Universo Feminino no Cooperativismo”.
A Cooparaiso foi representada no evento por seu vice-presidente, José Fichina – que recebeu a premiação das mãos do presidente do sistema Ocemg, Ronaldo Sucatto. Além de Fichina, o diretor comercial da cooperativa, Rogério Araújo do Couto Rosa; o conselheiro Nelson José a Silva, o gerente de armazenamento, Douglas Izá; o gerente de desenvolvimento, Francisco Landi e o educador cooperativista, Ilson Aparecido José também participaram do evento.
A Cooperativa foi reconhecida pelas autoridades presentes como uma das mais importantes do setor cafeeiro. Para o presidente do sistema Ocemg/ Sescoop-MG, Ronaldo Scucato, “é um grande prazer comemorar os 50 anos da Cooparaiso, por tudo o que a instituição já fez aos seus associados, trabalhadores rurais, colaboradores, fornecedores e pela cafeicultura, acima de tudo. É um prazer para nós ter assistido o grande desenvolvimento da Cooparaiso”, completou Scucato.
O diretor-presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas também enalteceu a importância da Cooparaiso, inclusive em sua história pessoal como cafeicultor. “Sou cafeicultor de Patrocínio Paulista (SP) há 25 anos a Cooparaiso serviu de modelo para fundarmos a Cocapec, em Franca, da qual sou sócio-fundador. Foi ela quem nos deu referência, com seus 25 anos naquela época. A Cooperativa sempre foi muito atuante e responsável em sua missão”, disse o presidente da OCB.
O governador de Minas, Anastasia, relembrou a história do cooperativismo no Brasil e sua importância para o desenvolvimento da economia de modo geral. “Quero dar o meu especial cumprimento ao José Fichina, vice-presidente da Cooparaiso onde estive na semana passada e pude conhecer as belíssimas instalações daquela instituição. Tenho pelo movimento cooperativista um grande apreço e uma admiração incontida porque o cooperativismo é uma via de equilíbrio, de sensibilidade e de solidariedade”, enalteceu o governador.
O secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Gilman Vianna, reconheceu o papel fundamental da Cooparaiso. “A Cooperativa é um patrimônio, tanto em tesouro físico, como em qualidade gerencial, marca e conceito. A Cooparaiso certamente tem o desenho de Minas Gerais, que tem a cor do café”, completou ele.
O sistema Ocemg/ Sescoop-MG honageou as também cinquentenárias Cooperativa Agropecuária do Vale do Sapucaí Ltda. (Coopervas) e Cooperativa do Consumo dos Ferroviários do Ramal do Paraopeba Ltda. (Cooferpa).
Prestigiaram a solenidade o presidente da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho; os deputados estaduais Dr. Viana, Antônio Carlos Arantes, Domingos Sávio, Dalmo Ribeiro, Carlos Pimenta; dos deputados federais Paulo Piau, Rafael Guerra e Saraiva Felipe; a subsecretária de Minas de Indústria, Comércio e Serviço, Marilena Chaves e o presidente da Faemg e do Sebrae MG, Roberto Simões. Dirigentes de cooperativas e sindicatos rurais também marcaram presença na solenidade.
Coffee Break